Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58474

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Augusto César Pessôa-
dc.contributor.authorTAVARES, Kleberson Jonata da Cruz-
dc.date.accessioned2024-11-05T14:12:50Z-
dc.date.available2024-11-05T14:12:50Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2024-10-29-
dc.identifier.citationTAVARES, Kleberson Jonata da Cruz. A Literatura de Cordel como recurso de aprendizagem para o ciclo de vida das plantas terrestres. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58474-
dc.description.abstractA relação entre a sociedade e as plantas se revela em diversas áreas, como alimentação, saúde, jardinagem e decoração. No entanto, o interesse pela Botânica, especialmente no ensino médio, enfrenta desafios como o excesso de terminologia técnica. A literatura de cordel, apesar de seu uso escasso nas escolas, apresenta um grande potencial para discutir assuntos relacionados à Botânica. Assim, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver cordéis educativos como uma ferramenta didática para ensinar sobre o ciclo de vida das plantas, além de fornecer um guia para a sua elaboração, com o intuito de aumentar a compreensão e o interesse dos estudantes nesse assunto. O trabalho adotou uma abordagem sistemática no qual foi realizada uma avaliação de livros didáticos aprovados na PNLD de 2018, acompanhada de uma revisão bibliográfica no Google Acadêmico no período de 2019 a 2023. A partir das análises foram desenvolvidos quatro cordéis, cada um dedicado ao ciclo de vida de um grupo de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, utilizando a métrica de redondilha maior com sextilhas. Desse modo, espera-se que o cordel funcione como um recurso complementar para auxiliar os professores durante o processo educativo, facilitando a compreensão do conteúdo pelos estudantes , além de estimular o uso de diferentes recursos didáticos para promover maior interação e incentivando o aprendizado.pt_BR
dc.format.extent46 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGuia práticopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleA literatura de cordel como recurso de aprendizagem para o ciclo de vida das plantas terrestrespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, Rodrigo Leonardo Costa de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6521855279270216pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5588512571924381pt_BR
dc.description.abstractxThe relationship between society and plants is evident in various areas, such as food, health, gardening, and decoration. However, interest in Botany, especially in high school, faces challenges such as an excess of technical terminology. Although the use of cordel literature is scarce in schools, it presents great potential for discussing topics related to Botany. Thus, the present work aimed to develop educational cordéis as a teaching tool to explain the life cycle of plants, as well as to provide a guide for their creation, with the intention of increasing students' understanding and interest in this subject. The work adopted a systematic approach, which included an evaluation of textbooks approved in the 2018 PNLD, along with a literature review on Google Scholar from 2019 to 2023. Based on the analyses, four cordéis were developed, each dedicated to the life cycle of a group of plants: bryophytes, pteridophytes, gymnosperms, and angiosperms, using the metric of bigger redondilha with sextilhas. Thus, it is expected that the cordel will serves a complementary resource to assist teachers during the educational process, facilitating students' comprehension of the content, as well as encouraging the use of different teaching resources to promote greater interaction and stimulate learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0907853997154492pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kleberson Jonata da Cruz Tavares.pdf
  Item embargado até 2025-10-30
279,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons