Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58329

Compartilhe esta página

Título: Proposta de uma Sequência Didática sobre o Grupo Zoológico Anuros para os Anos Finais do Ensino Fundamental
Autor(es): LUCENA, Claudiana Barbosa de
Palavras-chave: Biologia; Anuros; Sequência Didática; Didática Experimental
Data do documento: 14-Out-2024
Citação: LUCENA, Claudiana Barbosa de. Proposta de uma Sequência Didática sobre o Grupo Zoológico Anuros para os Anos Finais do Ensino Fundamental. 2024. 35 f. TCC (Graduação) - Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: O ensino de Biologia torna-se importante devido ao conhecimento científico que os conteúdos proporcionam aos estudantes, tanto na vida pessoal quanto na vida acadêmica. Estes conhecimentos se tornam indispensáveis para que os estudantes tenham discernimento de assuntos do cotidiano. As sequências didáticas são ferramentas facilitadoras durante o processo de ensino-aprendizagem e o uso de diferentes estratégias organizadas podem permitir ao estudante uma melhor compreensão do tema abordado. O objetivo deste estudo foi propor uma sequência didática, com centro temático no grupo zoológico anuros, voltada para os anos finais do Ensino Fundamental e comprometida com a mobilização discente e construção de novos saberes. Com o intuito de analisar o contextualizar o ensino de biologia, explicar o conceito de anuros e descrever uma sequência didática, foi realizada uma revisão bibliográfica nas plataformas SciELO, Portal eduCAPES e Google Acadêmico. Em seguida, foi elaborada uma sequência didática estruturada em quatro momentos pedagógicos: Características gerais e diversidade de classificação dos anuros; Ciclo de vida, metamorfose e importância na cadeia alimentar dos anuros; Importância ecológica dos anuros e relação com o meio ambiente; e Principais ameaças e desafios para a conservação dos anuros. A sequência didática apresentada neste estudo utiliza recursos alternativos com o objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58329
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc v.1.6.4 .1- autodepósito com ficha.pdf261,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons