Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58329
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | LUCENA, Claudiana Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T22:43:51Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29T22:43:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-20 | - |
dc.identifier.citation | LUCENA, Claudiana Barbosa de. Proposta de uma Sequência Didática sobre o Grupo Zoológico Anuros para os Anos Finais do Ensino Fundamental. 2024. 35 f. TCC (Graduação) - Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58329 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Biologia torna-se importante devido ao conhecimento científico que os conteúdos proporcionam aos estudantes, tanto na vida pessoal quanto na vida acadêmica. Estes conhecimentos se tornam indispensáveis para que os estudantes tenham discernimento de assuntos do cotidiano. As sequências didáticas são ferramentas facilitadoras durante o processo de ensino-aprendizagem e o uso de diferentes estratégias organizadas podem permitir ao estudante uma melhor compreensão do tema abordado. O objetivo deste estudo foi propor uma sequência didática, com centro temático no grupo zoológico anuros, voltada para os anos finais do Ensino Fundamental e comprometida com a mobilização discente e construção de novos saberes. Com o intuito de analisar o contextualizar o ensino de biologia, explicar o conceito de anuros e descrever uma sequência didática, foi realizada uma revisão bibliográfica nas plataformas SciELO, Portal eduCAPES e Google Acadêmico. Em seguida, foi elaborada uma sequência didática estruturada em quatro momentos pedagógicos: Características gerais e diversidade de classificação dos anuros; Ciclo de vida, metamorfose e importância na cadeia alimentar dos anuros; Importância ecológica dos anuros e relação com o meio ambiente; e Principais ameaças e desafios para a conservação dos anuros. A sequência didática apresentada neste estudo utiliza recursos alternativos com o objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Anuros | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Didática Experimental | pt_BR |
dc.title | Proposta de uma Sequência Didática sobre o Grupo Zoológico Anuros para os Anos Finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5588634821788595 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Biology teaching is important due to the scientific knowledge that the content provides to students, both in their personal and academic lives. This knowledge is indispensable for students to develop discernment on everyday topics. Didactic sequences are facilitating tools during the teaching-learning process and the use of different organized strategies can help students to better understand the topic addressed. The objective of this study was to propose a didactic sequence, with a thematic centered on the zoological group anurans, aimed at the final years of Elementary School and committed to student mobilization and construction of new knowledge. In order to analyze and contextualize the teaching of biology, explain the concept of anurans and describe a didactic sequence, a bibliographic review was conducted using SciELO, Portal eduCAPES and Google Scholar platforms. Subsequently, a didactic sequence structured in four pedagogical moments was developed: General characteristics and diversity of classification of anurans; Life cycle, metamorphosis and importance of anurans in the food chain; Ecological importance of anurans and their relationship with the environment; and Main threats and challenges for the conservation of anurans. The teaching sequence presented in this study uses alternative resources to support the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc v.1.6.4 .1- autodepósito com ficha.pdf | 261,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons