Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58325

Share on

Title: Tabuleiro interativo com qr codes como ferramenta de ensino-aprendizagem para organelas citoplasmáticas no ensino médio
Authors: TEODORO, Larissa Bezerra
Keywords: Biologia Celular; Gamificação; Ensino de Biologia; Organelas Celulares
Issue Date: 14-Oct-2024
Citation: TEODORO, Larissa Bezerra. Tabuleiro interativo com qr codes como ferramenta de ensino-aprendizagem para organelas citoplasmáticas no ensino médio. 2024. 48 p. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: O ensino de Biologia Celular no Ensino Médio enfrenta desafios significativos, especialmente na compreensão das organelas citoplasmáticas, devido à complexidade e à natureza abstrata desse conteúdo. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica para auxiliar educadores no processo de ensino-aprendizagem sobre organelas citoplasmáticas, utilizando a gamificação para tornar o ensino mais dinâmico e obter o engajamento dos estudantes. O método abordado foi o qualitativo e como resultado proporcionou a criação do jogo "Exploração Celular: Em Busca das Organelas", que foi desenvolvido para ser utilizado em sala de aula e criar um ambiente lúdico que facilite a assimilação de conceitos complexos de Biologia Celular. O tabuleiro do jogo conta com 38 casas e 59 cartas, contendo curiosidades, perguntas e QR Codes com imagens de microscopias das organelas citoplasmáticas. Acompanha o jogo um guia para o professor, com orientações detalhadas para sua aplicação em sala de aula. Espera-se que essa ferramenta seja integrada ao cotidiano escolar, auxiliando no planejamento das aulas e aprimorando o ensino desse conteúdo essencial da Biologia
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58325
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
organized (1).pdf6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons