Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58325

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Erika Maria Silva-
dc.contributor.authorTEODORO, Larissa Bezerra-
dc.date.accessioned2024-10-29T18:07:54Z-
dc.date.available2024-10-29T18:07:54Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2024-10-28-
dc.identifier.citationTEODORO, Larissa Bezerra. Tabuleiro interativo com qr codes como ferramenta de ensino-aprendizagem para organelas citoplasmáticas no ensino médio. 2024. 48 p. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58325-
dc.description.abstractO ensino de Biologia Celular no Ensino Médio enfrenta desafios significativos, especialmente na compreensão das organelas citoplasmáticas, devido à complexidade e à natureza abstrata desse conteúdo. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica para auxiliar educadores no processo de ensino-aprendizagem sobre organelas citoplasmáticas, utilizando a gamificação para tornar o ensino mais dinâmico e obter o engajamento dos estudantes. O método abordado foi o qualitativo e como resultado proporcionou a criação do jogo "Exploração Celular: Em Busca das Organelas", que foi desenvolvido para ser utilizado em sala de aula e criar um ambiente lúdico que facilite a assimilação de conceitos complexos de Biologia Celular. O tabuleiro do jogo conta com 38 casas e 59 cartas, contendo curiosidades, perguntas e QR Codes com imagens de microscopias das organelas citoplasmáticas. Acompanha o jogo um guia para o professor, com orientações detalhadas para sua aplicação em sala de aula. Espera-se que essa ferramenta seja integrada ao cotidiano escolar, auxiliando no planejamento das aulas e aprimorando o ensino desse conteúdo essencial da Biologiapt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia Celularpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectOrganelas Celularespt_BR
dc.titleTabuleiro interativo com qr codes como ferramenta de ensino-aprendizagem para organelas citoplasmáticas no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA JÚNIOR, Nivaldo Bernardo de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6558845922911768pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of Cell Biology in high school faces significant challenges, especially in understanding cytoplasmic organelles due to the complexity and abstract nature of this content. This study aimed to develop a board game as a pedagogical tool to assist educators in the teaching-learning process of cytoplasmic organelles, using gamification to make teaching more dynamic and engage students. The approach was qualitative, and the result was the creation of the game "Cellular Exploration: In Search of Organelles," designed to be used in the classroom and to create a playful environment that facilitates the assimilation of complex Cell Biology concepts. The game board consists of 38 spaces and 59 cards, containing trivia, questions, and QR Codes with microscopy images of cytoplasmic organelles. The game is accompanied by a teacher's guide with detailed instructions for classroom implementation. This tool is expected to be integrated into the school routine, assisting in lesson planning and enhancing the teaching of this essential Biology content.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3573367121114392pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organized (1).pdf6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons