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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58303

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Camilla Montanha de-
dc.contributor.authorORTIZ, Ellen Kawany Evangelista-
dc.date.accessioned2024-10-25T20:49:46Z-
dc.date.available2024-10-25T20:49:46Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.date.submitted2024-10-08-
dc.identifier.citationORTIZ, Ellen Kawany Evangelista. A efetivação do direito à educação no Brasil e biblioteca escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58303-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a investigar a efetivação do direito à educação no Brasil atual e como as bibliotecas escolares se relacionam com isso. Integrante do rol de direitos sociais da Constituição Federal de 1988, o direito à educação não se restringe ao acesso às escolas, ele abrange o aprendizado prático-profissional, a formação pessoal como processo social, familiar e cultural e o preparo para o exercício dos direitos e deveres como cidadão. Dessa forma, para que esse direito seja efetivamente concretizado, é necessário que haja, junto à educação escolar obrigatória, condições adequadas que favoreçam o aprendizado integral dos estudantes, como sujeitos individuais e coletivos. Nesse sentido, tomamos como problema norteador da pesquisa a efetivação do direito à educação no Brasil atual, conforme seu amplo sentido afirmado pela CF/88. Essa efetivação demanda muito mais do que a inserção ao ambiente escolar, pois precisa valorizar e respeitar os valores próprios da comunidade da qual os indivíduos fazem parte. Dessa forma, observa-se a necessidade de um instrumento multifuncional que dialogue e concilie o desenvolvimento pedagógico da educação formal e a mediação e difusão cultural e de saberes que formam o cidadão como membro consciente de sua comunidade. O que levanta a hipótese: Seria possível o auxílio na efetivação do direito à educação através das bibliotecas escolares? Para investigar isso, dividimos o trabalho em três partes principais, para analisar a história do direito à educação no Brasil; a legislação brasileira atual sobre a educação; e como a biblioteca escolar atua em conjunto e em favor da educação. Utilizaremos como metodologia a revisão bibliográfica, a revisão documental e a análise qualitativa de dados. Concluímos que as bibliotecas escolares são essenciais para a efetivação do direito à educação em amplo sentido, porém, ainda há um longo caminho para a eliminação das desigualdades regionais e para o enfrentamento à invisibilização da diversidade cultural das comunidades tradicionais.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectDireitos Fundamentaispt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.titleA efetivação do direito à educação no Brasil e biblioteca escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7260517597107788pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to investigate the realization of the right to education in contemporary Brazil and how school libraries relate to it. As part of the social rights outlined in the 1988 Federal Constitution, the right to education is not limited to access to schools; it encompasses practical-professional learning, personal development as a social, familial, and cultural process, and the preparation for exercising rights and duties as a citizen. Thus, for this right to be effectively realized, there must be, along with compulsory schooling, appropriate conditions that foster the comprehensive learning of students as both individual and collective subjects. In this sense, the guiding problem of the research is the realization of the right to education in contemporary Brazil, according to its broad meaning as stated by the 1988 Constitution. This realization demands much more than just enrollment in the school environment; it requires valuing and respecting the values of the community to which individuals belong. Therefore, there is a need for a multifunctional instrument that dialogues with and reconciles the pedagogical development of formal education with the mediation and dissemination of cultural knowledge that shapes individuals as conscious members of their community. This raises the hypothesis: Is it possible to support the realization of the right to education through school libraries? To investigate this, we have divided the paper into three main sections, to analyze the history of the right to education in Brazil; current Brazilian legislation on education; and how the school library works together with and in favor of education. The methodology used includes a literature review, a documentary review, and qualitative data analysis. We conclude that school libraries are essential for the realization of the right to education in its broad sense. However, there is still a long way to go to eliminate regional inequalities and to address the invisibility of the cultural diversity of traditional communities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direitopt_BR
dc.degree.departament(CCJ-DDPGP) - Departamento de Direito Público Geral e Processualpt_BR
dc.degree.graduationCCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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