Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58211
Comparte esta pagina
Título : | A influência da educação contábil na tomada de decisões financeiras pessoais dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFPE |
Autor : | SILVA, Drielso Honorio da |
Palabras clave : | Educação financeira; Educação contábil; Investimentos |
Fecha de publicación : | 11-sep-2024 |
Citación : | SILVA, Drielso Honorio da. A influência da educação contábil na tomada de decisões financeiras pessoais dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O estudo realizado analisou o posicionamento dos estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFPE quanto à educação financeira e contábil e seu impacto nas decisões financeiras pessoais e de investimentos. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário aplicado entre 29 de maio e 11 de junho de 2024, com 50 participantes, identificando o perfil dos respondentes, seus conhecimentos sobre educação financeira e decisões financeiras. Os resultados revelaram que a maioria dos respondentes era do gênero feminino, com idade entre 19 e 22 anos, solteiros, sem dependentes, que já possuem alguma ocupação que gere renda e com renda de até um salário-mínimo e meio. A maioria estava no 3º e 4º anos do curso. A inclusão de uma disciplina específica de educação financeira foi amplamente apoiada. No que diz respeito às decisões financeiras, a maioria dos estudantes afirmou controlar seus gastos mensais, realizar investimentos e poupar parte de seus salários. Embora tenham planos para a aposentadoria, muitos investem sem objetivos financeiros definidos, preferindo opções de renda fixa por sua segurança. Os estudantes demonstraram conhecimento básico em conceitos como liquidez de ativos, juros compostos e valor do dinheiro no tempo. No entanto, a falta de aprendizado sobre investimentos durante o curso foi destacada como uma lacuna. Conclui-se que a formação acadêmica influencia positivamente as decisões financeiras pessoais dos estudantes, que se mostraram preparados para lidar com desafios financeiros ao longo da vida. A pesquisa sugeriu a necessidade de aumentar a amostra e incluir estudantes de outros cursos para uma comparação mais abrangente, além de analisar o currículo do curso para identificar possíveis melhorias na abordagem de temas relacionados à educação financeira. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58211 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC DRIELSO HONORIO DA SILVA.pdf | 702,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons