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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58211
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Drielso Honorio da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T12:16:23Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23T12:16:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Drielso Honorio da. A influência da educação contábil na tomada de decisões financeiras pessoais dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58211 | - |
dc.description.abstract | O estudo realizado analisou o posicionamento dos estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFPE quanto à educação financeira e contábil e seu impacto nas decisões financeiras pessoais e de investimentos. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário aplicado entre 29 de maio e 11 de junho de 2024, com 50 participantes, identificando o perfil dos respondentes, seus conhecimentos sobre educação financeira e decisões financeiras. Os resultados revelaram que a maioria dos respondentes era do gênero feminino, com idade entre 19 e 22 anos, solteiros, sem dependentes, que já possuem alguma ocupação que gere renda e com renda de até um salário-mínimo e meio. A maioria estava no 3º e 4º anos do curso. A inclusão de uma disciplina específica de educação financeira foi amplamente apoiada. No que diz respeito às decisões financeiras, a maioria dos estudantes afirmou controlar seus gastos mensais, realizar investimentos e poupar parte de seus salários. Embora tenham planos para a aposentadoria, muitos investem sem objetivos financeiros definidos, preferindo opções de renda fixa por sua segurança. Os estudantes demonstraram conhecimento básico em conceitos como liquidez de ativos, juros compostos e valor do dinheiro no tempo. No entanto, a falta de aprendizado sobre investimentos durante o curso foi destacada como uma lacuna. Conclui-se que a formação acadêmica influencia positivamente as decisões financeiras pessoais dos estudantes, que se mostraram preparados para lidar com desafios financeiros ao longo da vida. A pesquisa sugeriu a necessidade de aumentar a amostra e incluir estudantes de outros cursos para uma comparação mais abrangente, além de analisar o currículo do curso para identificar possíveis melhorias na abordagem de temas relacionados à educação financeira. | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Educação contábil | pt_BR |
dc.subject | Investimentos | pt_BR |
dc.title | A influência da educação contábil na tomada de decisões financeiras pessoais dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3533446028459118 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study analyzed the positioning of undergraduate students in the Accounting Sciences program at UFPE regarding financial and accounting education and its impact on personal and investment financial decisions. The research was conducted through a questionnaire administered between May 29 and June 11, 2024, involving 50 participants. It aimed to identify the respondents' profiles, their knowledge about financial education, and their financial decisions. The results revealed that the majority of respondents were female, aged between 19 and 22 years, single, without dependents, already engaged in some income-generating occupation, and earning up to one and a half minimum wages. Most were in the 3rd and 4th years of the program. The inclusion of a specific financial education course was widely supported. Regarding financial decisions, most students reported controlling their monthly expenses, making investments, and saving part of their salaries. Although they had retirement plans, many invested without defined financial objectives, preferring fixed-income options for their security. The students demonstrated basic knowledge of concepts such as asset liquidity, compound interest, and the time value of money. However, the lack of investment learning during the course was highlighted as a gap. It is concluded that academic training positively influences students' personal financial decisions, showing they are prepared to handle financial challenges throughout life. The research suggested the need to increase the sample size and include students from other courses for a more comprehensive comparison, as well as to analyze the program's curriculum to identify possible improvements in addressing financial education topics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC DRIELSO HONORIO DA SILVA.pdf | 702,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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