Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58208

Comparte esta pagina

Título : ANÁLISE DO FLUXO SALIVAR EM PACIENTES PORTADORES DE SÍNDROME DE SJÖGREN SUBMETIDOS A TERAPIA DE FOTOBIOMODULAÇÃO EM PONTOS DE ACUPUNTURA
Autor : FRANÇA, Tainá Duarte dos Santos
Palabras clave : Fotobiomodulação; Acupuntura; Síndrome de SJogren; Xerostomia
Fecha de publicación : 2-oct-2024
Citación : FRANÇA, Tainá Duarte dos Santos. ANÁLISE DO FLUXO SALIVAR EM PACIENTES PORTADORES DE SÍNDROME DE SJÖGREN SUBMETIDOS A TERAPIA DE FOTOBIOMODULAÇÃO EM PONTOS DE ACUPUNTURA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O objetivo dessa pesquisa é avaliar a produção de saliva, em pacientes com Síndrome de Sjögren, pós tratamento de fotobiomodulação em pontos de acupuntura. O presente estudo, um ensaio clínico randomizado, envolveu 20 voluntários portadores de Síndrome de Sjogren, divididos aleatoriamente nos Grupos 1 (Laser) e 2 (Placebo). O Grupo 1 recebeu laser infravermelho GaAlAs e o Grupo 2, simulação de laser, em pontos auriculares, faciais e sistêmicos. O aparalho de laser foi previamente calibrado, e estabelecidos parâmetros de uso (comprimento de onda 808nm, potência de 100mW, dose por área auricular de 38J/ cm², facial e sistêmico de 107J/cm² no modo contínuo, em contato, sendo 10 segundos por aplicação/ponto auricular e 30 segundos por aplicação/ponto facial e sistêmico, totalizando 15 minutos por voluntário, 1J/por ponto auricular e 3J/por ponto sistêmico, 56J/por sessão e 224J/tratamento completo. 01 sessão por semana, no período de um mês). Para análise estatística considerou-se o índice de significância de 5% e errobeta de 20%. Foi usado o teste não paramétrico de mann-whitney u para comparar idade, fluxo salivar inicial e final e scores da EVA entre os grupos. Náo foi observada diferença entre os grupos. A alocação randomizada dos 20 voluntários e aplicação do protocolo não causaram efeito colateral significativo. Mesmo não havendo aumento do fluxo salivar do grupo 01 em relação ao grupo 02, alguns participantes relataram, através da EVA, sensação de aumento na salivação após aplicação do protocolo em ambos grupos, sugerindo que a divulgação do estudo aos voluntários pode ter influenciado resultados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58208
Aparece en las colecciones: (TCC) - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Tainá Duarte dos Santos França (diurno).pdf1,43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons