Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58207

Compartilhe esta página

Título: Percepção dos cirurgiões-dentistas acerca do marketing em mídias sociais para atração e fidelização de pacientes
Autor(es): ALMEIDA, Thayná Lacerda
Palavras-chave: odontólogos; rede social; marketing de serviços de saúde
Data do documento: 2-Out-2024
Citação: ALMEIDA, Thayná Lacerda. Percepção dos cirurgiões-dentistas acerca do marketing em mídias sociais para atração e fidelização de pacientes. 2024. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As redes sociais têm se tornado cada vez mais relevantes na área da saúde para divulgação profissional, mas pouco se conhece sobre os resultados do uso das Mídias Sociais para captação de pacientes no contexto odontológico. Dessa forma, o presente estudo investigou a eficácia do uso estratégico das mídias sociais por cirurgiões-dentistas (CD’s) brasileiros como ferramenta de marketing. Trata-se de um estudo observacional transversal, de natureza quantitativa, com 191 CD’s brasileiros. Os dados foram coletados por meio de um questionário online e analisados estatisticamente. Observou-se que a maioria dos participantes atua em Pernambuco (78%), no setor privado (56%) e na área de clínica geral (62,3%). O Instagram se destacou como a plataforma mais utilizada (59,2%) pelos dentistas para fins profissionais. Notou-se também o maior uso das mídias sociais para fins de marketing entre os dentistas mais jovens. Em relação ao principal desafio encontrado nas redes sociais, os dentistas relataram a dificuldade de manter a produção constante de conteúdo de qualidade. Embora muitos profissionais tenham se declarado satisfeitos com os resultados obtidos nas redes sociais, a dificuldade em produzir conteúdo regular pode estar relacionada à falta de tempo e conhecimento em marketing digital. Ainda, a preferência pela plataforma Instagram está de acordo com estudos anteriores. Mesmo com um número moderado de pacientes conquistados, a satisfação geral indica que os dentistas reconhecem o potencial das mídias sociais, embora necessitem aprimorar sua utilização. Pode-se concluir que as mídias sociais têm potencial para atrair pacientes para os consultórios odontológicos. No entanto, é crucial adotar uma abordagem estratégica em seu uso. Mais pesquisas são necessárias para aprofundar o entendimento sobre o impacto das redes sociais no marketing odontológico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58207
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thayná Lacerda Almeida.pdf
  Item embargado até 2025-10-22
406,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons