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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorZIMMERMANN, Rogério Dubosselard-
dc.contributor.authorALMEIDA, Thayná Lacerda-
dc.date.accessioned2024-10-22T22:26:37Z-
dc.date.available2024-10-22T22:26:37Z-
dc.date.issued2024-10-02-
dc.date.submitted2024-10-21-
dc.identifier.citationALMEIDA, Thayná Lacerda. Percepção dos cirurgiões-dentistas acerca do marketing em mídias sociais para atração e fidelização de pacientes. 2024. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58207-
dc.description.abstractAs redes sociais têm se tornado cada vez mais relevantes na área da saúde para divulgação profissional, mas pouco se conhece sobre os resultados do uso das Mídias Sociais para captação de pacientes no contexto odontológico. Dessa forma, o presente estudo investigou a eficácia do uso estratégico das mídias sociais por cirurgiões-dentistas (CD’s) brasileiros como ferramenta de marketing. Trata-se de um estudo observacional transversal, de natureza quantitativa, com 191 CD’s brasileiros. Os dados foram coletados por meio de um questionário online e analisados estatisticamente. Observou-se que a maioria dos participantes atua em Pernambuco (78%), no setor privado (56%) e na área de clínica geral (62,3%). O Instagram se destacou como a plataforma mais utilizada (59,2%) pelos dentistas para fins profissionais. Notou-se também o maior uso das mídias sociais para fins de marketing entre os dentistas mais jovens. Em relação ao principal desafio encontrado nas redes sociais, os dentistas relataram a dificuldade de manter a produção constante de conteúdo de qualidade. Embora muitos profissionais tenham se declarado satisfeitos com os resultados obtidos nas redes sociais, a dificuldade em produzir conteúdo regular pode estar relacionada à falta de tempo e conhecimento em marketing digital. Ainda, a preferência pela plataforma Instagram está de acordo com estudos anteriores. Mesmo com um número moderado de pacientes conquistados, a satisfação geral indica que os dentistas reconhecem o potencial das mídias sociais, embora necessitem aprimorar sua utilização. Pode-se concluir que as mídias sociais têm potencial para atrair pacientes para os consultórios odontológicos. No entanto, é crucial adotar uma abordagem estratégica em seu uso. Mais pesquisas são necessárias para aprofundar o entendimento sobre o impacto das redes sociais no marketing odontológico.pt_BR
dc.description.sponsorshipPIBICpt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectodontólogospt_BR
dc.subjectrede socialpt_BR
dc.subjectmarketing de serviços de saúdept_BR
dc.titlePercepção dos cirurgiões-dentistas acerca do marketing em mídias sociais para atração e fidelização de pacientespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coZIMMERMANN, Ivoneide Maria de Melo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1265010194811827pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8152783793292118pt_BR
dc.description.abstractxSocial media has become increasingly relevant in the healthcare field for professional promotion, but little is known about the outcomes of using social media for patient acquisition in the dental context. Therefore, this study investigated the effectiveness of the strategic use of social media by Brazilian dentists as a marketing tool. This is a cross-sectional observational study, quantitative in nature, involving 191 Brazilian dentists. Data was collected through an online questionnaire and analyzed statistically. It was observed that most participants work in Pernambuco (78%), in the private sector (56%), and in general practice (62.3%). Instagram stood out as the most used platform (59.2%) by dentists for professional purposes. It was also noted that younger dentists tend to use social media more for marketing purposes. Regarding the main challenge faced on social media, dentists reported difficulty in maintaining the consistent production of quality content. Although many professionals expressed satisfaction with the results achieved on social media, the difficulty in producing regular content may be related to a lack of time and knowledge in digital marketing. Furthermore, the preference for Instagram aligns with previous studies. Despite the moderate number of patients acquired, the overall satisfaction suggests that dentists recognize the potential of social media, even though they need to optimize its use. In conclusion, social media demonstrates potential in patient acquisition for dental surgeons. However, its strategic use is essential. More research is needed to deepen the understanding of the impact of social media on dental marketing.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Odontologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DPCB) - Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facialpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Odontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5065342536406126pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7874-5219pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Odontologia

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