Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58132

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTELES, Rosinalda Aurora de Melo-
dc.contributor.authorMELO, Wellington José de Arruda-
dc.date.accessioned2024-10-21T17:52:02Z-
dc.date.available2024-10-21T17:52:02Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.citationMELO, Wellington José de Arruda. Diferentes caminhos, diferentes apreensões: uma análise da conversão entre os registros numérico fracionário e numérico percentual do número racional. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58132-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo analisar, do ponto de vista matemático e do ponto de vista cognitivo, as apreensões relacionadas ao número racional em seu significado parte-todo a partir da utilização de dois caminhos distintos (um com escritas simbólicas e outro com material manipulável) para realizar conversões envolvendo suas representações fracionárias e percentuais. O estudo, cuja fundamentação foi a Teoria dos Registros de Representação Semiótica - TRRS de Raymond Duval, adotou um percurso metodológico que utilizou alguns aspectos da pesquisa do tipo experimental, tais como a definição do objeto de estudo (apreensões relacionadas ao número racional), a seleção de variáveis que poderiam influenciar o objeto (utilização de dois caminhos para converter uma representação fracionária em uma representação percentual) e a forma de controle e observação dos efeitos dessa influência. A investigação se deu em duas turmas do 6o ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública da cidade do Recife. Os resultados indicaram que o caminho de conversão com o material manipulável foi, do ponto de vista cognitivo, mais profícuo que o caminho de conversão com as escritas simbólicas. Nesse sentido, destacaram- se as representações figurativas associadas ao manipulável, sobretudo, no que concerniu à produção de representações mentais que auxiliaram os participantes na criação de estratégias matematicamente viáveis para a resolução de atividades envolvendo a conversão no sentido oposto, a percepção da parte em relação ao todo na representação e a comparação entre os tamanhos de partes representadas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConversõespt_BR
dc.subjectNúmeros Racionaispt_BR
dc.subjectRepresentações Intermediáriaspt_BR
dc.subjectMaterial Manipulávelpt_BR
dc.titleDiferentes caminhos, diferentes apreensões: uma análise da conversão entre os registros numérico fracionário e numérico percentual do número racionalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2451339988780692pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8888500885370084pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze, on both the mathematical and the cognitive point of view, the apprehensions related to the rational number in its part-whole meaning occurred from conversions, involving its fractional and percentage representations, performed by using two different ways: one by symbolic writings and the other by manipulative material. The study, whose foundation was Raymond Duval's Theory of Registers of Semiotic Representations – TRSR, adopted a methodological path that used some aspects of experimental research, such as the definition of the object of study (learning related to rational number), the selection of variables that could influence the object (use of two ways to convert a fractional representation into a percentage representation) and the way of controlling and observing the effects of this influence. The investigation took place in two classes of students in the 6th grade at a public school in the city of Recife. The results indicated that the conversion by manipulative material way was, from a cognitive point of view, more fruitful than the conversion by symbolic writings way. In this sense, the figurative representations associated with the manipulative stood out, especially with regard to the production of mental representations that helped participants in creating mathematically viable strategies for resolving activities involving the conversion in the opposite direction, the perception of the part in relation to the whole in the representation and the comparison between the magnitudes of represented parts.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Wellington José de Arruda Melo.pdf8,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons