Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5808
Título: Análise da efetividade dos estudos ambientais: o caso do complexo induistrial portuário de Suape
Autor(es): Perez de Almeida, Lucíola
Palavras-chave: EIA/RIMA;Zona portuária;Avaliação de Impactos
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Perez de Almeida, Lucíola; de Lourdes Florencio Santos, Maria. Análise da efetividade dos estudos ambientais: o caso do complexo induistrial portuário de Suape. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: O trabalho visa analisar os estudos relacionados ao meio ambiente contratados pela empresa Suape, de modo a avaliar a contribuição efetiva dos mesmos na questão ambiental. Para isso, foram analisados os documentos disponíveis elaborados desde a implantação do Complexo Industrial Portuário. A análise realizada constatou que a preocupação com o meio ambiente pela empresa Suape ocorreu desde a concepção do empreendimento. Contudo, verificou-se que, em geral, não houve o cumprimento das recomendações e conclusões dos estudos contratados, isto é, não houve a sua efetiva utilização. Também percebeu-se uma falta de continuidade desses estudos ao longo do tempo. De uma forma geral, percebeu-se que a falta de uma política ambiental orientadora das ações da empresa Suape prejudica a eficiência nessa área. No que diz respeito aos estudos ambientais exigidos pela legislação, constatou-se que, apesar de terem cumprido as exigências de conteúdo estabelecidas por lei, e de terem sido aprovados pelo órgão ambiental, esses instrumentos ainda precisam de fortalecimento político-institucional para que atuem efetivamente na melhoria da qualidade ambiental
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5808
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6642_1.pdf3,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.