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Título : Fotoetnografia aplicada ao (re)design de corpos : uma investigação da moda entre homens
Autor : BANDEIRA, Álamo
Palabras clave : Moda masculina; Fotoetnografia; História da moda; Corpo; Masculinidades
Fecha de publicación : 7-jul-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BANDEIRA, Álamo. Fotoetnografia aplicada ao (re)design de corpos: uma investigação da moda entre homens. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A presente tese investiga a intersecção entre moda masculina e a construção de identidades corporais em ambientes de socialização homossexual, com foco nas festas pool parties e after parties no Brasil. Através de um processo fotoetnográfico, realizado ao longo de três anos de viagens de campo, a investigação explora como o corpo masculino se torna elemento fundamental na representação e mercantilização de uma nova estética de moda no final do século XX e busca apontar respostas, a partir de pesquisa histórica, para a aparente padronização dos corpos destes homens. No primeiro capítulo, introduz-se a metodologia adotada, que combina técnicas etnográficas tradicionais à Fotoetnografia aplicada ao Design de Moda. Este formato permite uma análise detalhada do comportamento estético dos frequentadores de festas em sete estados brasileiros, mapeando códigos visuais e simbólicos que refletem o consumo de moda e a autopercepção corporal.O segundo e terceiro capítulos apresentam um panorama histórico e teórico das masculinidades na moda, contextualizando a construção do "corpo máquina" e a emergência de uma estética de virilidade no final do século XX. Essa narrativa histórica corrobora no entendimento de como os corpos masculinos passam a ser desenhados e vendidos como produtos de moda, refletindo e reforçando ideais de saúde e virilidade. Essas mudanças são analisadas à luz de teorias sobre masculinidades, gênero e etnografia visual.Nos capítulos subsequentes, a pesquisa de campo revela como o ambiente das pool parties funciona como um lócus de performatividade identitária, onde os corpos masculinos são apresentados como "it bodies" — objetos de desejo estético e simbólico. A partir de 472 imagens de campo, a tese constrói uma sequência fotoetnográfica que captura essa realidade, permitindo ao leitor uma imersão visual nas práticas de consumo de moda e na complexidade das interações sociais destes “hiper homens”. Por fim, a tese discute os impactos da mercantilização do corpo masculino e sugere novos caminhos para a pesquisa em moda e masculinidades, especialmente em contextos de crescente fluidez de gênero e diversificação das expressões de identidade. Ao trazer à tona as dinâmicas entre corpo, moda e identidade, este trabalho busca contribuir com a literatura sobre história da moda, debates sobre a população LGBT e masculinidades, ao abrir espaço para o debate sobre consumo, corpo e sociedade.
Descripción : BANDEIRA, Álamo também é conhecido em citações bibliográficas por: MIGUEL, Álamo Bandeira
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58078
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

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