Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58078
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CORREIA, Walter Franklin Marques | - |
dc.contributor.author | BANDEIRA, Álamo | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-18T16:28:58Z | - |
dc.date.available | 2024-10-18T16:28:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.citation | BANDEIRA, Álamo. Fotoetnografia aplicada ao (re)design de corpos: uma investigação da moda entre homens. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58078 | - |
dc.description | BANDEIRA, Álamo também é conhecido em citações bibliográficas por: MIGUEL, Álamo Bandeira | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese investiga a intersecção entre moda masculina e a construção de identidades corporais em ambientes de socialização homossexual, com foco nas festas pool parties e after parties no Brasil. Através de um processo fotoetnográfico, realizado ao longo de três anos de viagens de campo, a investigação explora como o corpo masculino se torna elemento fundamental na representação e mercantilização de uma nova estética de moda no final do século XX e busca apontar respostas, a partir de pesquisa histórica, para a aparente padronização dos corpos destes homens. No primeiro capítulo, introduz-se a metodologia adotada, que combina técnicas etnográficas tradicionais à Fotoetnografia aplicada ao Design de Moda. Este formato permite uma análise detalhada do comportamento estético dos frequentadores de festas em sete estados brasileiros, mapeando códigos visuais e simbólicos que refletem o consumo de moda e a autopercepção corporal.O segundo e terceiro capítulos apresentam um panorama histórico e teórico das masculinidades na moda, contextualizando a construção do "corpo máquina" e a emergência de uma estética de virilidade no final do século XX. Essa narrativa histórica corrobora no entendimento de como os corpos masculinos passam a ser desenhados e vendidos como produtos de moda, refletindo e reforçando ideais de saúde e virilidade. Essas mudanças são analisadas à luz de teorias sobre masculinidades, gênero e etnografia visual.Nos capítulos subsequentes, a pesquisa de campo revela como o ambiente das pool parties funciona como um lócus de performatividade identitária, onde os corpos masculinos são apresentados como "it bodies" — objetos de desejo estético e simbólico. A partir de 472 imagens de campo, a tese constrói uma sequência fotoetnográfica que captura essa realidade, permitindo ao leitor uma imersão visual nas práticas de consumo de moda e na complexidade das interações sociais destes “hiper homens”. Por fim, a tese discute os impactos da mercantilização do corpo masculino e sugere novos caminhos para a pesquisa em moda e masculinidades, especialmente em contextos de crescente fluidez de gênero e diversificação das expressões de identidade. Ao trazer à tona as dinâmicas entre corpo, moda e identidade, este trabalho busca contribuir com a literatura sobre história da moda, debates sobre a população LGBT e masculinidades, ao abrir espaço para o debate sobre consumo, corpo e sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Moda masculina | pt_BR |
dc.subject | Fotoetnografia | pt_BR |
dc.subject | História da moda | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Masculinidades | pt_BR |
dc.title | Fotoetnografia aplicada ao (re)design de corpos : uma investigação da moda entre homens | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ARAÚJO, Oriana Maria Duarte de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8009109979621067 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3252289006108114 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis investigates the intersection between men's fashion and the construction of bodily identities within homosexual socialization environments, focusing on pool parties and after parties in Brazil. Through a photoethnographic process conducted over three years of fieldwork, the research explores how the male body becomes a fundamental element in the representation and commodification of a new fashion aesthetic in the late 20th century. It seeks to provide answers, based on historical research, to the apparent standardization of these men's bodies. The first chapter introduces the adopted methodology, which combines traditional ethnographic techniques with Photoethnography applied to Fashion Design. This approach enables a detailed analysis of the aesthetic behavior of partygoers in seven Brazilian states, mapping visual and symbolic codes that reflect fashion consumption and body self-perception.The second and third chapters present a historical and theoretical overview of masculinities in fashion, contextualizing the construction of the "machine body" and the emergence of an aesthetic of virility in the late 20th century. This historical narrative is crucial to understanding how male bodies began to be designed and marketed as fashion products, reflecting and reinforcing ideals of health and virility. These transformations are analyzed considering theories on masculinities, gender, and visual ethnography. In the subsequent chapters, the field research reveals how the pool party environment serves as a locus of identity performativity, where male bodies are presented as “it bodies” — objects of aesthetic and symbolic desire. Based on 472 field images, the thesis constructs a photoethnographic sequence that captures this reality, allowing the reader a visual immersion into the fashion consumption practices and the complexity of social interactions among these “hyper men.” Finally, the thesis discusses the impacts of the commodification of the male body and suggests new avenues for research in fashion and masculinities, particularly in contexts of increasing gender fluidity and diversification of identity expressions. By highlighting the dynamics between body, fashion, and identity, this work aims to contribute to the literature on fashion history, LGBT debates, and masculinities, while also opening space for broader discussions on consumption, body, and society. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta tesis investiga la intersección entre la moda masculina y la construcción de identidades corporales en entornos de socialización homosexual, centrándose en las pool parties y after parties en Brasil. A través de un proceso fotoetnográfico realizado durante tres años de trabajo de campo, la investigación explora cómo el cuerpo masculino se convierte en un elemento fundamental en la representación y mercantilización de una nueva estética de moda a finales del siglo XX. Además, busca ofrecer respuestas, a partir de la investigación histórica, sobre la aparente estandarización de los cuerpos de estos hombres. En el primer capítulo, se introduce la metodología adoptada, que combina técnicas etnográficas tradicionales con la fotoetnografía aplicada al diseño de moda. Este enfoque permite un análisis detallado del comportamiento estético de los asistentes a fiestas en siete estados brasileños, mapeando códigos visuales y simbólicos que reflejan el consumo de moda y la autopercepción corporal. Los capítulos segundo y tercero presentan un panorama histórico y teórico de las masculinidades en la moda, contextualizando la construcción del "cuerpo máquina" y la emergencia de una estética de virilidad a finales del siglo XX. Esta narrativa histórica es crucial para entender cómo los cuerpos masculinos comenzaron a ser diseñados y comercializados como productos de moda, reflejando y reforzando ideales de salud y virilidad. Estas transformaciones se analizan a la luz de teorías sobre masculinidades, género y etnografía visual. En los capítulos posteriores, la investigación de campo revela cómo el entorno de las pool parties funciona como un locus de performatividad identitaria, donde los cuerpos masculinos se presentan como "it bodies", objetos de deseo estético y simbólico. A partir de 472 imágenes de campo, la tesis construye una secuencia fotoetnográfica que captura esta realidad, permitiendo al lector una inmersión visual en las prácticas de consumo de moda y en la complejidad de las interacciones sociales entre estos “hiper hombres”. Finalmente, la tesis discute los impactos de la mercantilización del cuerpo masculino y sugiere nuevos caminos para la investigación en moda y masculinidades, especialmente en contextos de creciente fluidez de género y diversificación de las expresiones de identidad. Al resaltar las dinámicas entre cuerpo, moda e identidad, este trabajo busca contribuir a la literatura sobre la historia de la moda, los debates LGBT y las masculinidades, abriendo espacio para discusiones más amplias sobre consumo, cuerpo y sociedad. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7982763946400047 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Álamo Bandeira.pdf | 11,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons