Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58068

Compartilhe esta página

Título: "Muito haux, meu txai" : a contribuição de grupos neo-xamânicos ayahuasqueiros na promoção e reconhecimento dos modelos de cuidados indígenas na Região metropolitana do Recife
Autor(es): LIMA, Paulidayane Cavalcanti de
Palavras-chave: Xamanismo; Ayahuasca; Grupos Xamânicos; Recife; Neo-xamanismo
Data do documento: 21-Jun-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Paulidayane Cavalcanti de. "Muito haux, meu txai": A contribuição de grupos neo-xamânicos ayahuasqueiros na promoção e reconhecimento dos modelos de cuidados indígenas na Região metropolitana do Recife. 2024. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto de interesse os grupos neo-xamânicos da Região Metropolitana do Recife. Tem como ponto de partida a investigação da formação das alianças, elaboradas no encontro entre indígenas e não- indígenas, e os modelos de cuidados que surgem como produto deste encontro. As alianças são aqui compreendidas como sistemas simbólicos de comprometimento firmados entre grupos neo-xamânicos ayahuasqueiros e lideranças indígenas. No sistema de aliança, há um modelo de cooperação mútua, por onde ocorrem diversas trocas. Para esses grupos, as alianças conferem legitimidade às suas atividades e lhes atribuem responsabilidades, sendo designados como “porta-vozes da cultura de um povo”. Assim, é a partir das alianças que se torna possível mapear e identificar o produto do encontro entre esses dois sujeitos: de um lado, pessoas de diversas procedências que se unem por meio da utilização da ayahuasca/uni, formando os grupos neo- xamanicos; e do outro, lideranças indígenas que articulam com estes grupos por meio de redes, mantendo a coerência entre elas com uma finalidade comum: a valorização do seu povo. Por fim, chegamos a conclusões sobre o papel destes grupos na promoção, reconhecimento e valorização dos modelos de cuidado indígenas, além dos desafios enfrentados devido à expansão e ao crescente interesse econômico por essas práticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58068
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Paulidayane Cavalcanti de Lima.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons