Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58068

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorREESINK, Edwin Boudewijn-
dc.contributor.authorLIMA, Paulidayane Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2024-10-18T15:12:57Z-
dc.date.available2024-10-18T15:12:57Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.citationLIMA, Paulidayane Cavalcanti de. "Muito haux, meu txai": A contribuição de grupos neo-xamânicos ayahuasqueiros na promoção e reconhecimento dos modelos de cuidados indígenas na Região metropolitana do Recife. 2024. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58068-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de interesse os grupos neo-xamânicos da Região Metropolitana do Recife. Tem como ponto de partida a investigação da formação das alianças, elaboradas no encontro entre indígenas e não- indígenas, e os modelos de cuidados que surgem como produto deste encontro. As alianças são aqui compreendidas como sistemas simbólicos de comprometimento firmados entre grupos neo-xamânicos ayahuasqueiros e lideranças indígenas. No sistema de aliança, há um modelo de cooperação mútua, por onde ocorrem diversas trocas. Para esses grupos, as alianças conferem legitimidade às suas atividades e lhes atribuem responsabilidades, sendo designados como “porta-vozes da cultura de um povo”. Assim, é a partir das alianças que se torna possível mapear e identificar o produto do encontro entre esses dois sujeitos: de um lado, pessoas de diversas procedências que se unem por meio da utilização da ayahuasca/uni, formando os grupos neo- xamanicos; e do outro, lideranças indígenas que articulam com estes grupos por meio de redes, mantendo a coerência entre elas com uma finalidade comum: a valorização do seu povo. Por fim, chegamos a conclusões sobre o papel destes grupos na promoção, reconhecimento e valorização dos modelos de cuidado indígenas, além dos desafios enfrentados devido à expansão e ao crescente interesse econômico por essas práticas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectXamanismopt_BR
dc.subjectAyahuascapt_BR
dc.subjectGrupos Xamânicospt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.subjectNeo-xamanismopt_BR
dc.title"Muito haux, meu txai" : a contribuição de grupos neo-xamânicos ayahuasqueiros na promoção e reconhecimento dos modelos de cuidados indígenas na Região metropolitana do Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7840605841156511pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9566407902205153pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThis research focuses on neo-shamanic groups in the Metropolitan Region of Recife. It begins with an investigation into the formation of alliances, developed through the encounters between indigenous and non-indigenous people, and the care models that emerge as a product of these encounters. These alliances are understood here as symbolic systems of commitment established between neo-shamanic ayahuasca groups and indigenous leaders. Within this alliance system, there is a model of mutual cooperation, through which various exchanges occur. For these groups, the alliances confer legitimacy to their activities and assign them responsibilities, being designated as "spokespersons for the culture of a people." Thus, it is through these alliances that it becomes possible to map and identify the product of the encounter between these two subjects: on one side, people from various backgrounds who come together through the use of ayahuasca/uni, forming neo-shamanic groups; and on the other, indigenous leaders who engage with these groups through networks, maintaining coherence among them with a common goal: the valorization of their people. Finally, conclusions are drawn about the role of these groups in promoting, recognizing, and valuing indigenous care models, as well as the challenges faced due to the expansion and growing economic interest in these practices.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Paulidayane Cavalcanti de Lima.pdf2,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons