Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58056

Compartilhe esta página

Título: Análise de videoaulas do YouTube sobre o conteúdo de Estequiometria a partir da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia
Autor(es): TEMÓTEO, Gabriel Felipe de Salles
Palavras-chave: TCAM; Videoaulas; Ensino de Química; TDICs; Estequiometria
Data do documento: 5-Mai-2023
Citação: TEMÓTEO, Gabriel Felipe de Salles. Análise de videoaulas do YouTube sobre o conteúdo de Estequiometria a partir da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. 2023. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Licenciatura, Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O Ensino de Química, em especial no conteúdo de Estequiometria, pode ser desafiador devido à complexidade dos conceitos e defasagem na área da matemática. As videoaulas disponíveis no YouTube podem ser uma ferramenta útil para apoiar o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, é importante lembrar que o YouTube é uma plataforma aberta, onde qualquer pessoa pode enviar suas videoaulas, o que pode afetar a qualidade e confiabilidade do conteúdo. Portanto, é necessário que o professor revise o material antes de compartilhá-lo com os estudantes, pois, esses materiais podem apresentar erros conceituais, comprometendo a aprendizagem dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo analisar videoaulas sobre Estequiometria no YouTube, utilizando a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Foram selecionadas 11 videoaulas e avaliados nove princípios da TCAM, como coerência e sinalização. A análise revelou a presença de incoerências nas videoaulas que podem prejudicar a compreensão do conteúdo pelos estudantes. Portanto, é importante que sejam adotadas estratégias de planejamento e seleção cuidadosa desses recursos pedagógicos, visando sempre promover uma aprendizagem efetiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58056
Aparece nas coleções:(TCC) - Química (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabriel Felipe de Salles Temóteo.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons