Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58056
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SABINO, Jaqueline Dantas | - |
dc.contributor.author | TEMÓTEO, Gabriel Felipe de Salles | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T12:37:33Z | - |
dc.date.available | 2024-10-17T12:37:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-26 | - |
dc.identifier.citation | TEMÓTEO, Gabriel Felipe de Salles. Análise de videoaulas do YouTube sobre o conteúdo de Estequiometria a partir da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. 2023. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Licenciatura, Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58056 | - |
dc.description.abstract | O Ensino de Química, em especial no conteúdo de Estequiometria, pode ser desafiador devido à complexidade dos conceitos e defasagem na área da matemática. As videoaulas disponíveis no YouTube podem ser uma ferramenta útil para apoiar o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, é importante lembrar que o YouTube é uma plataforma aberta, onde qualquer pessoa pode enviar suas videoaulas, o que pode afetar a qualidade e confiabilidade do conteúdo. Portanto, é necessário que o professor revise o material antes de compartilhá-lo com os estudantes, pois, esses materiais podem apresentar erros conceituais, comprometendo a aprendizagem dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo analisar videoaulas sobre Estequiometria no YouTube, utilizando a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Foram selecionadas 11 videoaulas e avaliados nove princípios da TCAM, como coerência e sinalização. A análise revelou a presença de incoerências nas videoaulas que podem prejudicar a compreensão do conteúdo pelos estudantes. Portanto, é importante que sejam adotadas estratégias de planejamento e seleção cuidadosa desses recursos pedagógicos, visando sempre promover uma aprendizagem efetiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 69 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | TCAM | pt_BR |
dc.subject | Videoaulas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | TDICs | pt_BR |
dc.subject | Estequiometria | pt_BR |
dc.title | Análise de videoaulas do YouTube sobre o conteúdo de Estequiometria a partir da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1233111654655850 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9799750277780425 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Teaching chemistry, particularly the content of stoichiometry, can be challenging due to the complexity of the concepts and the gap in mathematical knowledge. Video lessons available on YouTube can be a useful tool to support the teaching-learning process; however, it is important to remember that YouTube is an open platform where anyone can upload their video lessons, which can affect the quality and reliability of the content. Therefore, teachers must review the material before sharing it with students, as these materials may be conceptually incorrect, compromising student learning. This study aimed to analyze stoichiometry video lessons on YouTube using the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML). Eleven video lessons were selected and evaluated against nine principles of the CTML, such as coherence and signaling. The analysis revealed the presence of deviations in the video lessons that may impede students' understanding of the content. Consequently, it is important to adopt strategies for carefully planning and selecting these pedagogical resources, always aiming to promote effective learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DQF) - Departamento de Química Fundamental | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Química (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Química (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gabriel Felipe de Salles Temóteo.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons