Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58037

Share on

Title: Interculturalidade crítica na formação de professores : o ensino de inglês sob a perspectiva de língua franca
Authors: SCHULZ, Mariana Ferreira
Keywords: Interculturalidade crítica; Formação de professores; Ensino de inglês; Inglês como língua franca; Linguística aplicada
Issue Date: 15-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SCHULZ, Mariana Ferreira. Interculturalidade crítica na formação de professores: o ensino de inglês sob a perspectiva de língua franca. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objeto desta pesquisa é o ensino de inglês como língua franca (ILF) em uma perspectiva intercultural crítica. Considerando o ensino-aprendizagem de língua estrangeira como um processo que vai além da instrução de estruturas gramaticais e lexicais, propõe-se uma reflexão acerca do papel da interculturalidade enquanto viés crítico de ensino que busca promover o respeito, igualdade e justiça social. Para tal, é de suma importância que se proporcione uma sensibilização dos aprendizes para outras culturas e cosmovisões de maneira não-hierarquizada, questionando relações de poder e desigualdades sociais. Desse modo, nosso objetivo central foi contribuir com o desenvolvimento de uma educação intercultural crítica no ensino de ILF, o qual se desdobrou em três objetivos específicos: (1) investigar concepções teóricas que fundamentam a perspectiva intercultural no ensino de ILF; (2) ampliar o saber sobre possibilidades práticas da interculturalidade crítica no campo da educação linguística; (3) contribuir com a formação dos participantes da pesquisa, produzindo conhecimento sobre o desenvolvimento da interculturalidade crítica nas aulas de língua inglesa. Para aproximar esta reflexão da prática, realizamos um estudo de caso, propondo uma oficina online com professores em formação — alunos do sexto e sétimo semestre da graduação em Letras Inglês da UFPE e UFCG. Portanto, a pesquisa consistiu em três etapas: (1) pesquisa bibliográfica para aprofundar a compreensão acerca do tema estudado; (2) realização da oficina/intervenção e coleta de dados; (3) análise dos dados obtidos. A segunda etapa incluiu três instrumentos de coleta de dados: um questionário virtual no início, o diário da pesquisadora ao longo dos encontros e, ao final, uma entrevista semiestruturada em grupo, que foi gravada em vídeo. Por fim, os dados coletados nos permitiram comparar as percepções iniciais e finais dos participantes, avaliando qualitativamente os efeitos da perspectiva estudada quando posta em prática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58037
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Mariana Ferreira Schulz.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons