Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58037

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXYPAS, Rosiane Maria Soares da Silva-
dc.contributor.authorSCHULZ, Mariana Ferreira-
dc.date.accessioned2024-10-14T15:40:40Z-
dc.date.available2024-10-14T15:40:40Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.identifier.citationSCHULZ, Mariana Ferreira. Interculturalidade crítica na formação de professores: o ensino de inglês sob a perspectiva de língua franca. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58037-
dc.description.abstractO objeto desta pesquisa é o ensino de inglês como língua franca (ILF) em uma perspectiva intercultural crítica. Considerando o ensino-aprendizagem de língua estrangeira como um processo que vai além da instrução de estruturas gramaticais e lexicais, propõe-se uma reflexão acerca do papel da interculturalidade enquanto viés crítico de ensino que busca promover o respeito, igualdade e justiça social. Para tal, é de suma importância que se proporcione uma sensibilização dos aprendizes para outras culturas e cosmovisões de maneira não-hierarquizada, questionando relações de poder e desigualdades sociais. Desse modo, nosso objetivo central foi contribuir com o desenvolvimento de uma educação intercultural crítica no ensino de ILF, o qual se desdobrou em três objetivos específicos: (1) investigar concepções teóricas que fundamentam a perspectiva intercultural no ensino de ILF; (2) ampliar o saber sobre possibilidades práticas da interculturalidade crítica no campo da educação linguística; (3) contribuir com a formação dos participantes da pesquisa, produzindo conhecimento sobre o desenvolvimento da interculturalidade crítica nas aulas de língua inglesa. Para aproximar esta reflexão da prática, realizamos um estudo de caso, propondo uma oficina online com professores em formação — alunos do sexto e sétimo semestre da graduação em Letras Inglês da UFPE e UFCG. Portanto, a pesquisa consistiu em três etapas: (1) pesquisa bibliográfica para aprofundar a compreensão acerca do tema estudado; (2) realização da oficina/intervenção e coleta de dados; (3) análise dos dados obtidos. A segunda etapa incluiu três instrumentos de coleta de dados: um questionário virtual no início, o diário da pesquisadora ao longo dos encontros e, ao final, uma entrevista semiestruturada em grupo, que foi gravada em vídeo. Por fim, os dados coletados nos permitiram comparar as percepções iniciais e finais dos participantes, avaliando qualitativamente os efeitos da perspectiva estudada quando posta em prática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterculturalidade críticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
dc.subjectInglês como língua francapt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.titleInterculturalidade crítica na formação de professores : o ensino de inglês sob a perspectiva de língua francapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1348206519393051pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4034316417678295pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis research focuses on examining the teaching of English as a lingua franca through the lenses of critical interculturality. As foreign language teaching and learning is a process that goes beyond the instruction of grammatical and lexical structures, we propose a reflection on the role of interculturality as a critical teaching approach that seeks to promote respect, equality, and social justice. To achieve this, it is of paramount importance to raise learners' awareness of other cultures and worldviews in a non-hierarchical way, questioning power relations and social inequalities. Thus, our main objective was to contribute to the development of critical intercultural education in ELF teaching, which unfolded into three specific objectives: (1) to investigate theoretical conceptions that underpin the intercultural perspective in ELF teaching; (2) to broaden knowledge about the practical possibilities of critical interculturality in the field of language education; (3) to contribute to the training of the research participants, producing knowledge about the development of critical interculturality in English language classes. To align this reflection with practice, we carried out a case study, offering an online workshop with pre-service teachers — students in the sixth and seventh semesters of the English Language undergraduate program at UFPE and UFCG. Therefore, the research consisted of three stages: (1) a bibliographic review to deepen the understanding of the subject under study; (2) the implementation of the workshop/intervention and data collection; (3) analysis of the data obtained. The second stage included three data collection instruments: an initial online questionnaire, the researcher's journal throughout the meetings, and, finally, a semi-structured group interview recorded on video. Ultimately, the data collected allowed us to compare the participants’ initial and final perceptions, qualitatively assessing the effects of the studied perspective when put into practice.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Mariana Ferreira Schulz.pdf2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons