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Título : Análise multimodal da referenciação em produções audiovisuais humorísticas publicizadas no Instagram
Autor : OLIVEIRA, Leticia Julia Silva de
Palabras clave : Referenciação; multimodalidade; tecnodiscursividade
Fecha de publicación : 30-ago-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLIVEIRA, Leticia Julia Silva de. Análise multimodal da referenciação em produções audiovisuais humorísticas publicizadas no Instagram. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O trabalho em tela, ancorado nos preceitos teórico-metodológicos da Linguística de Texto (doravante LT) objetiva analisar como os processos de referenciação, categorizados por Cavalcante (2012), a saber: Introdução referencial; Anáfora e Dêixis são ensejados pela multimodalidade em produções audiovisuais humorísticas publicizadas no Instagram. Para tanto, adotamos a referenciação como um processo dinâmico e intersubjetivo (Mondada; Dubois, 2003) em que os referentes, objetos do discurso (Koch; Marcuschi, 1998), são (co)construídos pelos participantes da comunicação quando estes buscam imprimir as suas visões sobre o real. Adicionamos a essa análise a teoria da tecnodiscursividade (Paveau, 2020, 2021), a qual imprime uma visão ecológica do discurso digital nativo, ao considerar que a relação língua-máquina é indissociável, uma vez que há uma hibridização da linguagem com os artifícios técnicos demandados pelo digital. Não somente isso, também concatenamos nossa investigação com a teoria da multimodalidade, principalmente adotando a perspectiva multidisciplinar da Semiótica Social (Santos; Pimenta, 2014) e seus diálogos com a Linguística de Texto (Ranieri, 2022; Santos; Cortez, 2022, Custódio Filho, 2011). Essa tríade será utilizada como base teórica para que se comprove como o potencial multimodal das redes apresenta uma nova interface da referenciação, a qual realiza os seus processos de recategorização dos objetos de discurso não apenas pelo verbal, mas principalmente pelas outras semioses, aqui destacadas o som e o gesto. Para que isso se efetive, tomamos como corpus a análise de 20 postagens humorísticias produzidas entre janeiro e junho de 2024 na rede social Instagram. A escolha pelo texto de humor se deu em face do seu caráter altamente multimodal nas redes sociais, principalmente em páginas de humor que cruzam semioses diversas para fazer rir. A pesquisa em questão adota uma postura metodológica qualitativa pautada na netnografia, a qual faz uso de dados retirados da internet. Ao final da análise, foi possível asseverar que o processo de referenciação no ambiente digital apresenta um comportamento diferenciado quando consegue aglutinar outras semioses que cooperam para a mudança do referente em construção. Com esse objetivo alçado, reiteramos o valor da pesquisa para o enriquecimento do banco de investigações da LT, principalmente no meio digital que tem sido um espaço de rica análise e que vem apresentando as novas facetas da comunicação em rede.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58036
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

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