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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58036

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORTEZ, Suzana Leite-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Leticia Julia Silva de-
dc.date.accessioned2024-10-14T15:34:59Z-
dc.date.available2024-10-14T15:34:59Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leticia Julia Silva de. Análise multimodal da referenciação em produções audiovisuais humorísticas publicizadas no Instagram. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58036-
dc.description.abstractO trabalho em tela, ancorado nos preceitos teórico-metodológicos da Linguística de Texto (doravante LT) objetiva analisar como os processos de referenciação, categorizados por Cavalcante (2012), a saber: Introdução referencial; Anáfora e Dêixis são ensejados pela multimodalidade em produções audiovisuais humorísticas publicizadas no Instagram. Para tanto, adotamos a referenciação como um processo dinâmico e intersubjetivo (Mondada; Dubois, 2003) em que os referentes, objetos do discurso (Koch; Marcuschi, 1998), são (co)construídos pelos participantes da comunicação quando estes buscam imprimir as suas visões sobre o real. Adicionamos a essa análise a teoria da tecnodiscursividade (Paveau, 2020, 2021), a qual imprime uma visão ecológica do discurso digital nativo, ao considerar que a relação língua-máquina é indissociável, uma vez que há uma hibridização da linguagem com os artifícios técnicos demandados pelo digital. Não somente isso, também concatenamos nossa investigação com a teoria da multimodalidade, principalmente adotando a perspectiva multidisciplinar da Semiótica Social (Santos; Pimenta, 2014) e seus diálogos com a Linguística de Texto (Ranieri, 2022; Santos; Cortez, 2022, Custódio Filho, 2011). Essa tríade será utilizada como base teórica para que se comprove como o potencial multimodal das redes apresenta uma nova interface da referenciação, a qual realiza os seus processos de recategorização dos objetos de discurso não apenas pelo verbal, mas principalmente pelas outras semioses, aqui destacadas o som e o gesto. Para que isso se efetive, tomamos como corpus a análise de 20 postagens humorísticias produzidas entre janeiro e junho de 2024 na rede social Instagram. A escolha pelo texto de humor se deu em face do seu caráter altamente multimodal nas redes sociais, principalmente em páginas de humor que cruzam semioses diversas para fazer rir. A pesquisa em questão adota uma postura metodológica qualitativa pautada na netnografia, a qual faz uso de dados retirados da internet. Ao final da análise, foi possível asseverar que o processo de referenciação no ambiente digital apresenta um comportamento diferenciado quando consegue aglutinar outras semioses que cooperam para a mudança do referente em construção. Com esse objetivo alçado, reiteramos o valor da pesquisa para o enriquecimento do banco de investigações da LT, principalmente no meio digital que tem sido um espaço de rica análise e que vem apresentando as novas facetas da comunicação em rede.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectmultimodalidadept_BR
dc.subjecttecnodiscursividadept_BR
dc.titleAnálise multimodal da referenciação em produções audiovisuais humorísticas publicizadas no Instagrampt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2641163214633763pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7074383097916404pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe work at hand, anchored in the theoretical-methodological principles of Text Linguistics (hereinafter TL), aims to analyze how the referential processes, categorized by Cavalcante (2012), namely: Referential Introduction, Anaphora, and Deixis, are prompted by multimodality in humorous audiovisual productions publicized on Instagram. To this end, we adopt referentiation as a dynamic and intersubjective process (Mondada; Dubois, 2003) in which the referents, objects of discourse (Koch; Marcuschi, 1998), are (co)constructed by the participants in the communication as they seek to imprint their views on reality. We add to this analysis the theory of technodiscursivity (Paveau, 2020, 2021), which imparts an ecological view of native digital discourse, considering that the language-machine relationship is inseparable, given the hybridization of language with the technical devices demanded by the digital. Not only this, we also link our investigation with the theory of multimodality, mainly adopting the multidisciplinary perspective of Social Semiotics (Santos; Pimenta, 2014) and its dialogues with Text Linguistics (Ranieri, 2022; Santos and Cortez, 2022; Custódio Filho, 2011). This triad will be used as a theoretical basis to demonstrate how the multimodal potential of networks presents a new interface of referentiation, which performs its recategorization processes of discourse objects not only through the verbal but mainly through other semioses, here highlighted as sound and gesture. To achieve this, we take as corpus the analysis of 20 random posts produced between 2023 and 2024 on the social network Instagram. The research in question adopts a qualitative.pt_BR
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