Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57967

Compartilhe esta página

Título: Artefatos gráficos para uso na alfabetização de crianças autistas
Autor(es): SIQUEIRA, César Augusto Padrão de
Palavras-chave: Design gráfico; Autismo; Alfabetização; Alfabetização de autistas; Psicopedagogia
Data do documento: 25-Mai-2022
Citação: SIQUEIRA, César Augusto Padrão de. Artefatos gráficos para uso na alfabetização de crianças autistas. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho foi destinado a desenvolver peças gráficas em auxílio a relevantes necessidades de profissionais da área de psicopedagogia na tarefa de alfabetizar crianças diagnosticadas como dentro do espectro autista. As peças gráficas são baseadas nos princípios do design gráfico e uma gama de informações trazidas ao designer por estes profissionais para construção das referidas peças. Estas informações são fundamentadas na formação específica destes profissionais para o atendimento de crianças autistas, suas experiências e análises dos mesmos. Para esta finalidade foi necessário refletir sobre a dinâmica informacional e sua interpretação como suporte para aquisição de conhecimento sobre o autismo, seus enigmas, e formas de suporte a tarefa pretendida. Pesquisas bibliográficas foram realizada em artigos científicos, livros e outros meios para conhecer a dinâmica da alfabetização de autistas e de como o design gráfico pode se fazer útil na busca por soluções e melhorias na qualidade da alfabetização destas crianças. Esta atividade foi realizada com base em uma pesquisa bibliográfica, trazendo informações colhidas de publicações nas áreas do design gráfico, ciência da Informação, saúde e educação. Mediante estes levantamentos foi possível ter uma dimensão do problema da alfabetização de autistas, o enfrentamento desta tarefa pelos psicopedagogos e pais, e se desenvolver um material de auxílio à esta tarefa e através de estudos de caso, validar seu funcionamento e sucessos e crer que o design pode contribuir positivamente e fazer diferença na vida dos autistas e de suas famílias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57967
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC César Augusto Padrão de Siqueira.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons