Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57967

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorWAECHTER, Hans da Nóbrega-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, César Augusto Padrão de-
dc.date.accessioned2024-10-04T16:49:01Z-
dc.date.available2024-10-04T16:49:01Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.date.submitted2024-10-03-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, César Augusto Padrão de. Artefatos gráficos para uso na alfabetização de crianças autistas. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57967-
dc.description.abstractEste trabalho foi destinado a desenvolver peças gráficas em auxílio a relevantes necessidades de profissionais da área de psicopedagogia na tarefa de alfabetizar crianças diagnosticadas como dentro do espectro autista. As peças gráficas são baseadas nos princípios do design gráfico e uma gama de informações trazidas ao designer por estes profissionais para construção das referidas peças. Estas informações são fundamentadas na formação específica destes profissionais para o atendimento de crianças autistas, suas experiências e análises dos mesmos. Para esta finalidade foi necessário refletir sobre a dinâmica informacional e sua interpretação como suporte para aquisição de conhecimento sobre o autismo, seus enigmas, e formas de suporte a tarefa pretendida. Pesquisas bibliográficas foram realizada em artigos científicos, livros e outros meios para conhecer a dinâmica da alfabetização de autistas e de como o design gráfico pode se fazer útil na busca por soluções e melhorias na qualidade da alfabetização destas crianças. Esta atividade foi realizada com base em uma pesquisa bibliográfica, trazendo informações colhidas de publicações nas áreas do design gráfico, ciência da Informação, saúde e educação. Mediante estes levantamentos foi possível ter uma dimensão do problema da alfabetização de autistas, o enfrentamento desta tarefa pelos psicopedagogos e pais, e se desenvolver um material de auxílio à esta tarefa e através de estudos de caso, validar seu funcionamento e sucessos e crer que o design pode contribuir positivamente e fazer diferença na vida dos autistas e de suas famílias.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização de autistaspt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleArtefatos gráficos para uso na alfabetização de crianças autistaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7130637337399898pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115852722430503pt_BR
dc.description.abstractxThis work was intended to develop graphic pieces in aid of the relevant needs of professionals in the field of psychopedagogy in the task of teaching children diagnosed as being on the autistic spectrum to read and write. The graphic pieces are based on graphic design principles and a range of information brought to the designer by these professionals for the construction of those pieces. This information is based on the specific training of these professionals to care for autistic children, their experiences and their analysis. For this purpose, it was necessary to reflect on the informational dynamics and its interpretation as a support for the acquisition of knowledge about autism, its enigmas, and forms of support for the intended task. Bibliographic research was carried out in scientific articles, books and other means to know the dynamics of autistic literacy and how graphic design can be useful in the search for solutions and improvements in the quality of these children's literacy. This activity was carried out based on a bibliographic research, bringing information collected from publications in the areas of graphic design, information science, health and education. Through these surveys it was possible to have a dimension of the problem of autistic literacy, the confrontation of this task by psychopedagogues and parents, and to develop a material to help this task and through case studies, validate its functioning and successes and believe that the design can contribute positively and make a difference in the lives of autistic people and their families.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DDesign) - Departamento de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-3639-9711pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC César Augusto Padrão de Siqueira.pdf1,9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons