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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57962
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Título : | Representações do urbano no cinema : uso de filmes para a compreensão de conceitos geográficos na escola |
Autor : | FLORES, Bhiatriz Fernanda Alves |
Palabras clave : | Cinema; Pernambuco; Espaço urbano; Educação |
Fecha de publicación : | 4-oct-2023 |
Citación : | FLORES, Bhiatriz Fernanda Alves. Representações do urbano no cinema: uso de filmes para a compreensão de conceitos geográficos na escola. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | No decorrer da história, representações imagéticas tornaram-se primordiais na construção de sociedades, visualização de espaços e processos culturais. Com o avanço e popularização da tecnologia, o cinema tornou-se meio de compartilhamento de pontos de vista, histórias, representações e lugares. Frequentemente associado a grandes sucessos de bilheteria e enredos cativantes, sua influência vai além do entretenimento. Os elementos de uma obra audiovisual, como roteiro, cenário e trilha sonora, podem evocar conexões com espaços e lugares significativos. Isso se torna relevante no contexto educacional, onde o cinema é utilizado como uma ferramenta de ensino de Geografia, conforme a Lei 13.006 de 2014, que tornou obrigatória a exibição de filmes nacionais nas escolas. Os filmes podem trazer tanto espaços próximos quanto lugares distantes das vivências dos estudantes, tornando o recurso imagético uma ferramenta para o docente de Geografia. Sendo assim, a presente monografia analisa o cinema na perspectiva de instrumento de compreensão do espaço geográfico, entre a representação e a experiência. A metodologia consistiu na aplicação de aulas com uso de recurso audiovisual em três escolas da Região Metropolitana do Recife, quando foram exibidas obras de diretores pernambucanos que abordam aspectos do espaço urbano, bem como questionários de avaliação da experiência pelos próprios alunos. Assim, o cinema foi reconhecido como um valioso artefato didático-pedagógico, contribuindo para a compreensão de questões culturais e a relação dos alunos com o ambiente. Tornou-se importante reconhecer que os filmes não são neutros, mas carregam perspectivas e ideologias do diretor. Portanto, ao usar o cinema na sala de aula, o professor desempenha o papel de mediador entre o alunado e a obra, facilitando discussões e promovendo a reflexão. Isso envolve contextualizar a obra em relação ao conteúdo de geografia e estimular os alunos a interpretar, analisar e compartilhar suas experiências. Assim, a aplicação da ferramenta pedagógica nas três escolas permitiu o diálogo sobre a linguagem cinematográfica e sua contribuição para a compreensão do espaço urbano, com base na Geografia Cultural |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57962 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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Trabalho de conclusão de curso - Bhiatriz Flores_2023.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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