Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57961

Comparte esta pagina

Título : O Hip Hop Como Conteúdo Didático Pedagógico: Um olhar a partir do Estado da Arte
Autor : SANTOS, Wellington Vinicius da Costa
Palabras clave : Educação Física; Hip-Hop; Trabalho Pedagógico
Fecha de publicación : 23-sep-2024
Citación : SANTOS, Wellington Vinicius da Costa. O Hip Hop Como Conteúdo Didático Pedagógico: Um olhar a partir do Estado da Arte. 2024. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Resumen : O hip-hop no contexto pedagógico da educação física escolar é o principal viés de estudo deste trabalho, visando buscar o conhecimento sobre essa determinada cultura e como todos os seus elementos podem construir um contexto pedagógico para melhorar o cotidiano na comunidade escolar e também nas aulas de educação física. Sabendo que os elementos oriundo da cultura Hip—Hop são o DJ, o MC, o Grafite e o Break, a partir disso, buscamos compreender a partir de objetivos específicos como tais elementos são abordados por professores no âmbito escolar, quais as dificuldades e contribuições de trabalhar a temática na escola e a concepção que os professores têm acerca do Hip-Hop como um fenômeno cultural, tendo como objetivo principal analisar trabalhos publicados através de pesquisas bibliográficas como os estudos abordam o hip-hop na prática pedagógica dos professores de educação física. O presente estudo tem como base metodológica a perspectiva do estado da arte, partindo para uma análise dos conteúdos investigados sobre o tema, foi realizada uma síntese a partir dos objetivos gerais e específicos traçados no estudo. Ressaltamos dificuldade em encontrar estudos recentes sobre o tema no contexto pedagógico, concluiu-se que o Hip-Hop é um conteúdo legítimo da Educação Física Escolar e possível de desenvolver uma prática pedagógica construtiva, pois nos permite uma multidimensionalidade de linguagens trabalhando conteúdos como a dança, os aspectos sociais e culturais, a inclusão social e o combate ao preconceito, e outras demais sub-categorias didáticas que o Hip-Hop pode ofertar ao ser trabalhado no contexto pedagógico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57961
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
O Hip Hop Como Conteúdo Didáticoo Pedagógico - Um Olhar a partir do Estado da Arte.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons