Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57961
Comparte esta pagina
Título : | O Hip Hop Como Conteúdo Didático Pedagógico: Um olhar a partir do Estado da Arte |
Autor : | SANTOS, Wellington Vinicius da Costa |
Palabras clave : | Educação Física; Hip-Hop; Trabalho Pedagógico |
Fecha de publicación : | 23-sep-2024 |
Citación : | SANTOS, Wellington Vinicius da Costa. O Hip Hop Como Conteúdo Didático Pedagógico: Um olhar a partir do Estado da Arte. 2024. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Resumen : | O hip-hop no contexto pedagógico da educação física escolar é o principal viés de estudo deste trabalho, visando buscar o conhecimento sobre essa determinada cultura e como todos os seus elementos podem construir um contexto pedagógico para melhorar o cotidiano na comunidade escolar e também nas aulas de educação física. Sabendo que os elementos oriundo da cultura Hip—Hop são o DJ, o MC, o Grafite e o Break, a partir disso, buscamos compreender a partir de objetivos específicos como tais elementos são abordados por professores no âmbito escolar, quais as dificuldades e contribuições de trabalhar a temática na escola e a concepção que os professores têm acerca do Hip-Hop como um fenômeno cultural, tendo como objetivo principal analisar trabalhos publicados através de pesquisas bibliográficas como os estudos abordam o hip-hop na prática pedagógica dos professores de educação física. O presente estudo tem como base metodológica a perspectiva do estado da arte, partindo para uma análise dos conteúdos investigados sobre o tema, foi realizada uma síntese a partir dos objetivos gerais e específicos traçados no estudo. Ressaltamos dificuldade em encontrar estudos recentes sobre o tema no contexto pedagógico, concluiu-se que o Hip-Hop é um conteúdo legítimo da Educação Física Escolar e possível de desenvolver uma prática pedagógica construtiva, pois nos permite uma multidimensionalidade de linguagens trabalhando conteúdos como a dança, os aspectos sociais e culturais, a inclusão social e o combate ao preconceito, e outras demais sub-categorias didáticas que o Hip-Hop pode ofertar ao ser trabalhado no contexto pedagógico. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57961 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Hip Hop Como Conteúdo Didáticoo Pedagógico - Um Olhar a partir do Estado da Arte.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons