Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57938

Share on

Title: Modelos de transmissão de informação em anéis k-regulares
Authors: DIAZ BACCA, Ana Cecilia
Keywords: Probabilidade; Modelo de rumor; Modelo de Maki-Thompson; Grafos de anel k-regulares
Issue Date: 15-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BACCA, Ana Cecilia Diaz. Modelos de transmissão de informação em anéis k-regulares. 2024. Dissertação (Mestrado em Estatística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho foca no estudo do modelo de rumor de Maki-Thompson em grafos de anel k-regulares. Este modelo, amplamente explorado na literatura, analisa a propagação de um boato em uma população fechada e mista, dividida em três grupos de indivíduos: igno- rantes, informantes e neutros. A pesquisa concentra-se em representar a população por meio de grafos de anel k-regulares e busca abordar a influência do grau do grafo na propagação do boato. Dada a crescente complexidade dos cálculos com o aumento de k, o estudo é limitado a dois casos particulares: anéis 2 e 4 regulares. Para esses casos, a estratégia adotada envolve inicialmente o estudo do modelo em Z. Posteriormente, por meio de métodos de acoplamento, relacionam-se os resultados obtidos em Z com os dois grafos de interesse. Como resultado, foi possível calcular o valor esperado da quantidade de informados ao final do processo para ambos os casos. Especificamente, no grafo 2-regular, esse resultado se estende a situações em que os indivíduos têm um número determinado de tentativas frustradas de propagação e no caso do grafo 4-regular, foi utilizado o método da maioria para obter os resultados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57938
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Ana Cecilia Diaz Bacca.pdf3,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons