Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57928

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marcos Roberto Nunes-
dc.contributor.authorSILVA, Paulo Eudes Leonel da-
dc.date.accessioned2024-10-02T12:42:52Z-
dc.date.available2024-10-02T12:42:52Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Eudes Leonel da. Agostinho e a experiência da felicidade: um contraponto com a realidade escolar no século XXI. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57928-
dc.description.abstractA dissertação investiga o conceito de felicidade em Santo Agostinho, contrastando-o com as percepções de felicidade entre adolescentes do ensino médio. Inicialmente, analisa-se a concepção de felicidade em Agostinho, que é definida como a busca e união com Deus, alcançada através de uma vida virtuosa e da introspecção espiritual. Antes de chegar a esta concepção, Agostinho foi fortemente influenciado pela filosofia greco-romana, o que é discutido para contextualizar suas ideias. Em contraponto, a pesquisa examina as concepções contemporâneas de felicidade entre jovens estudantes do ensino médio, predominantemente caracterizadas por aspectos materiais e emocionais imediatos, como sucesso escolar, relacionamentos interpessoais e bem-estar psicológico. A análise aborda como fatores sociais, culturais e tecnológicos influenciam essas concepções de felicidade. Utilizando uma metodologia mista, a dissertação coleta dados qualitativos e quantitativos através de entrevistas e questionários realizada com os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio João Fernandes da Silva, do 1o ano do Ensino Médio a respeito da percepção sobre felicidade. Além disso, explora-se como o ensino de filosofia pode impactar essas percepções, oferecendo uma perspectiva crítica e reflexiva sobre a busca da felicidade. Os dados coletados são então comparados com os conceitos agostinianos, destacando as diferenças e semelhanças entre essas abordagens. A conclusão enfatiza que, enquanto a perspectiva agostiniana de felicidade realça uma dimensão transcendente e espiritual, os estudantes tendem a focar em realizações tangíveis e experiências momentâneas. Esta diferença reflete as mudanças culturais e sociais que ocorreram ao longo dos séculos, evidenciando como o conceito de felicidade evoluiu de uma visão espiritual para uma mais imediatista e materialista.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgostinhopt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.titleAgostinho e a experiência da felicidade : um contraponto com a realidade escolar no século XXIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9881270220530759pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1136821185537508pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation investigates the concept of happiness in Saint Augustine, contrasting it with the perceptions of happiness among high school adolescents. Initially, the dissertation analyzes Augustine's conception of happiness, which is defined as the search for and union with God, achieved through a virtuous life and spiritual introspection. Before arriving at this conception, Augustine was strongly influenced by Greco-Roman philosophy, which is discussed to contextualize his ideas. In contrast, the research examines contemporary conceptions of happiness among young high school students, predominantly characterized by immediate material and emotional aspects, such as academic success, interpersonal relationships and psychological well-being. The analysis addresses how social, cultural and technological factors influence these conceptions of happiness. Using a mixed methodology, the dissertation collects qualitative and quantitative data through interviews and questionnaires conducted with students from the João Fernandes da Silva Reference High School, in the 1st year of high school, regarding their perception of happiness. Furthermore, it explores how the teaching of philosophy can impact these perceptions, offering a critical and reflective perspective on the pursuit of happiness. The data collected are then compared with Augustinian concepts, highlighting the differences and similarities between these approaches. The conclusion emphasizes that, while the Augustinian perspective of happiness emphasizes a transcendent and spiritual dimension, students tend to focus on tangible achievements and momentary experiences. This difference reflects the cultural and social changes that have occurred over the centuries, evidencing how the concept of happiness has evolved from a spiritual vision to a more immediate and materialistic one.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Paulo Eudes Leonel da Silva.pdf13,62 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons