Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57828

Share on

Title: Filosofia no ensino médio : contribuições da perspectiva foucaultiana para a percepção corporal das/os alunas/os
Authors: SANTOS, Leonardo Tarcito dos
Keywords: Corpo; Escola; Gênero; Percepção; Sexualidade
Issue Date: 5-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: MELO, Jéssyca Maria França de Oliveira. Filosofia no ensino médio: contribuições da perspectiva foucaultiana para a percepção corporal das/os alunas/os. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma percepção corporal para os alunos nas aulas de Filosofia no Ensino Médio a partir da perspectiva foucaultiana, de modo que, com base nela, eles possam verificar o nível de satisfação em relação aos seus corpos em sala de aula e compreender a transformação do aluno na relação que temos conosco mesmos e com o mundo (experiência – limite). Por isso, a partir do pensamento filosófico do francês Michel Foucault, fora aplicado um questionário fechado com trinta e duas perguntas para identificar a percepção corporal dos alunos dos diversos temas abordados em sala de aula. Apontamos que a maioria dos alunos pesquisados gostariam de modificar alguma parte dos seus corpos, que estão relacionados as suas aparências. Porém, os alunos não se sentem felizes com os seus corpos. Fica evidente que os alunos percebem alguém observando os seus corpos na escola. Desse modo, podemos ressaltar que o ambiente das aulas de filosofia não é o único espaço escolar que se tem a aparição do corpo como a construção de identidades, mas em todos os ambientes no interior da escola pela interação com o outro e por meio da presença corporal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57828
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Leonardo Tarcito dos Santos.pdf559,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons