Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57828
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VALÉRIO, Raphael Guazzelli | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Leonardo Tarcito dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T17:00:33Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T17:00:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Jéssyca Maria França de Oliveira. Filosofia no ensino médio: contribuições da perspectiva foucaultiana para a percepção corporal das/os alunas/os. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57828 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma percepção corporal para os alunos nas aulas de Filosofia no Ensino Médio a partir da perspectiva foucaultiana, de modo que, com base nela, eles possam verificar o nível de satisfação em relação aos seus corpos em sala de aula e compreender a transformação do aluno na relação que temos conosco mesmos e com o mundo (experiência – limite). Por isso, a partir do pensamento filosófico do francês Michel Foucault, fora aplicado um questionário fechado com trinta e duas perguntas para identificar a percepção corporal dos alunos dos diversos temas abordados em sala de aula. Apontamos que a maioria dos alunos pesquisados gostariam de modificar alguma parte dos seus corpos, que estão relacionados as suas aparências. Porém, os alunos não se sentem felizes com os seus corpos. Fica evidente que os alunos percebem alguém observando os seus corpos na escola. Desse modo, podemos ressaltar que o ambiente das aulas de filosofia não é o único espaço escolar que se tem a aparição do corpo como a construção de identidades, mas em todos os ambientes no interior da escola pela interação com o outro e por meio da presença corporal. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | Filosofia no ensino médio : contribuições da perspectiva foucaultiana para a percepção corporal das/os alunas/os | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9586157495273889 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6856215619355851 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to provide a body perception for students in Philosophy classes in High School from the Foucauldian perspective, so that, based on it, they can verify the level of satisfaction in relation to their bodies in the classroom. And understand the student's transformation in the relationship we have with ourselves and the world (experience – limit). Therefore, based on the philosophical thought of the Frenchman Michel Foucault, a closed questionnaire with thirty-two questions was applied to identify the students' body perception of the various topics covered in the classroom. We point out that the majority of students surveyed would like to modify some part of their bodies, which are related to their appearance. However, students do not feel happy with their bodies. It is evident that students notice someone observing their bodies at school. In this way, we can emphasize that the environment of philosophy classes is not the only school space where the body appears as the construction of identities, but in all environments within the school, through interaction with others and through bodily presence. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Leonardo Tarcito dos Santos.pdf | 559,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons