Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57828

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVALÉRIO, Raphael Guazzelli-
dc.contributor.authorSANTOS, Leonardo Tarcito dos-
dc.date.accessioned2024-09-19T17:00:33Z-
dc.date.available2024-09-19T17:00:33Z-
dc.date.issued2024-08-05-
dc.identifier.citationMELO, Jéssyca Maria França de Oliveira. Filosofia no ensino médio: contribuições da perspectiva foucaultiana para a percepção corporal das/os alunas/os. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57828-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma percepção corporal para os alunos nas aulas de Filosofia no Ensino Médio a partir da perspectiva foucaultiana, de modo que, com base nela, eles possam verificar o nível de satisfação em relação aos seus corpos em sala de aula e compreender a transformação do aluno na relação que temos conosco mesmos e com o mundo (experiência – limite). Por isso, a partir do pensamento filosófico do francês Michel Foucault, fora aplicado um questionário fechado com trinta e duas perguntas para identificar a percepção corporal dos alunos dos diversos temas abordados em sala de aula. Apontamos que a maioria dos alunos pesquisados gostariam de modificar alguma parte dos seus corpos, que estão relacionados as suas aparências. Porém, os alunos não se sentem felizes com os seus corpos. Fica evidente que os alunos percebem alguém observando os seus corpos na escola. Desse modo, podemos ressaltar que o ambiente das aulas de filosofia não é o único espaço escolar que se tem a aparição do corpo como a construção de identidades, mas em todos os ambientes no interior da escola pela interação com o outro e por meio da presença corporal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleFilosofia no ensino médio : contribuições da perspectiva foucaultiana para a percepção corporal das/os alunas/ospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9586157495273889pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6856215619355851pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to provide a body perception for students in Philosophy classes in High School from the Foucauldian perspective, so that, based on it, they can verify the level of satisfaction in relation to their bodies in the classroom. And understand the student's transformation in the relationship we have with ourselves and the world (experience – limit). Therefore, based on the philosophical thought of the Frenchman Michel Foucault, a closed questionnaire with thirty-two questions was applied to identify the students' body perception of the various topics covered in the classroom. We point out that the majority of students surveyed would like to modify some part of their bodies, which are related to their appearance. However, students do not feel happy with their bodies. It is evident that students notice someone observing their bodies at school. In this way, we can emphasize that the environment of philosophy classes is not the only school space where the body appears as the construction of identities, but in all environments within the school, through interaction with others and through bodily presence.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Leonardo Tarcito dos Santos.pdf559,49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons