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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57821
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Title: | Cartilha educacional sobre prevenção combinada do HIV para idosas negras de religiões de matrizes africanas |
Authors: | BATISTA, Maria Amanda Lima |
Keywords: | Cartilha Educacional; Prevenção Combinada do HIV; Idosas Negras do Ilê; Tecnologia em Saúde; Educação em Saúde; Enfermagem |
Issue Date: | 28-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | BATISTA, Maria Amanda Lima. Cartilha educacional sobre prevenção combinada do HIV para idosas negras de religiões de matrizes africanas. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Objetivou-se com esse estudo construir uma cartilha educacional validada sobre prevenção combinada do HIV para as idosas negras de religiões de matrizes africanas. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, fundamentado Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e da Política Nacional do Idoso, a partir das seguintes etapas: a) Revisão Integrativa da Literatura para fundamentar o conteúdo da cartilha educacional; b) estudo qualitativo, exploratório e descritivo com as idosas negras sobre preservativos e gel lubrificante como estratégias da prevenção combinada do HIV; c) construção da cartilha educacional; d) realização da avaliação de conteúdo, semântica e aparência da cartilha junto aos juízes especialistas; e) realização da avaliação de conteúdo, semântica e aparência com as participantes do estudo. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a outubro de 2023, com cinco mulheres idosas negras do Terreiro de Culto Afro-Brasileiro Ilê Axé Oxum Ipondá. Empregou-se a técnica de entrevista semiestruturada individual com roteiro semiestruturado, com uso de um gravador; em seguida, procedeu-se com a análise das entrevistas transcritas, empregando a Técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Temática Categorial, pela operacionalização das seguintes etapas: 1) Pré-análise; 2) Exploração do material e, 3) Tratamento dos resultados, inferência e interpretação, que fomentou a definição de quatro categorias temáticas: Categoria 1 - Entendimento da importância e adesão ao preservativo peniano e vaginal e gel lubrificante; Categoria 2 - O acesso à informação sobre o sexo seguro; Categoria 3 - Os métodos de barreira para as ISTs/HIV/aids; e Categoria 4 - Prevenção Combinada do HIV. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos sob o N. CAAE 70872723.2.0000.5208. A partir dos resultados da Revisão Integrativa da Literatura, da análise das falas que emergiram as categorias analíticas do estudo qualitativo, da fundamentação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e da Política Nacional do Idoso, a cartilha educacional foi construída, sequenciando o processo de avaliação pelos juízes que evidenciou o cálculo final do IVC de nível de concordância alto (0,96), assim como pelas participantes do estudo, (1,0), com pontuação máxima em todos os itens avaliados. Assim, a cartilha foi considerada uma ferramenta validada pelos juízes e pelas idosas negras quanto ao conteúdo, a semântica e aparência, endossando o seu uso para fins educacionais acerca do uso de preservativos e gel lubrificante como uma das estratégias de prevenção combinada do HIV. Pelas suas características de linguagem, fácil leitura, em formato PDF, disponibilizada on-line, exige poucos recursos para a sua utilização, o que se sugere a sua divulgação para uso por profissionais da saúde não somente do Sistema Único de Saúde brasileiro, mas, em âmbito mundial, onde o idioma oficial é a língua portuguesa. A sua utilização associada a outras medidas assistenciais, poderá contribuir na vivência de práticas de sexo seguro entre as pessoas idosas, especialmente as idosas negras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57821 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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