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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57821

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dc.contributor.advisorARAÚJO, Ednaldo Cavalcante de-
dc.contributor.authorBATISTA, Maria Amanda Lima-
dc.date.accessioned2024-09-19T15:50:08Z-
dc.date.available2024-09-19T15:50:08Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationBATISTA, Maria Amanda Lima. Cartilha educacional sobre prevenção combinada do HIV para idosas negras de religiões de matrizes africanas. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57821-
dc.description.abstractObjetivou-se com esse estudo construir uma cartilha educacional validada sobre prevenção combinada do HIV para as idosas negras de religiões de matrizes africanas. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, fundamentado Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e da Política Nacional do Idoso, a partir das seguintes etapas: a) Revisão Integrativa da Literatura para fundamentar o conteúdo da cartilha educacional; b) estudo qualitativo, exploratório e descritivo com as idosas negras sobre preservativos e gel lubrificante como estratégias da prevenção combinada do HIV; c) construção da cartilha educacional; d) realização da avaliação de conteúdo, semântica e aparência da cartilha junto aos juízes especialistas; e) realização da avaliação de conteúdo, semântica e aparência com as participantes do estudo. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a outubro de 2023, com cinco mulheres idosas negras do Terreiro de Culto Afro-Brasileiro Ilê Axé Oxum Ipondá. Empregou-se a técnica de entrevista semiestruturada individual com roteiro semiestruturado, com uso de um gravador; em seguida, procedeu-se com a análise das entrevistas transcritas, empregando a Técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Temática Categorial, pela operacionalização das seguintes etapas: 1) Pré-análise; 2) Exploração do material e, 3) Tratamento dos resultados, inferência e interpretação, que fomentou a definição de quatro categorias temáticas: Categoria 1 - Entendimento da importância e adesão ao preservativo peniano e vaginal e gel lubrificante; Categoria 2 - O acesso à informação sobre o sexo seguro; Categoria 3 - Os métodos de barreira para as ISTs/HIV/aids; e Categoria 4 - Prevenção Combinada do HIV. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos sob o N. CAAE 70872723.2.0000.5208. A partir dos resultados da Revisão Integrativa da Literatura, da análise das falas que emergiram as categorias analíticas do estudo qualitativo, da fundamentação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e da Política Nacional do Idoso, a cartilha educacional foi construída, sequenciando o processo de avaliação pelos juízes que evidenciou o cálculo final do IVC de nível de concordância alto (0,96), assim como pelas participantes do estudo, (1,0), com pontuação máxima em todos os itens avaliados. Assim, a cartilha foi considerada uma ferramenta validada pelos juízes e pelas idosas negras quanto ao conteúdo, a semântica e aparência, endossando o seu uso para fins educacionais acerca do uso de preservativos e gel lubrificante como uma das estratégias de prevenção combinada do HIV. Pelas suas características de linguagem, fácil leitura, em formato PDF, disponibilizada on-line, exige poucos recursos para a sua utilização, o que se sugere a sua divulgação para uso por profissionais da saúde não somente do Sistema Único de Saúde brasileiro, mas, em âmbito mundial, onde o idioma oficial é a língua portuguesa. A sua utilização associada a outras medidas assistenciais, poderá contribuir na vivência de práticas de sexo seguro entre as pessoas idosas, especialmente as idosas negras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCartilha Educacionalpt_BR
dc.subjectPrevenção Combinada do HIVpt_BR
dc.subjectIdosas Negras do Ilêpt_BR
dc.subjectTecnologia em Saúdept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleCartilha educacional sobre prevenção combinada do HIV para idosas negras de religiões de matrizes africanaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7913319723739192pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7392652886296731pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study was to build a validated educational booklet on combined HIV prevention for black elderly women from African-based religions. This is a methodological development study, based on the National Policy for Comprehensive Health of the Black Population and the National Policy for the Elderly, based on the following steps: a) Integrative Literature Review to support the content of the educational booklet; b) qualitative, exploratory and descriptive study with elderly black women on condoms and lubricating gel as strategies for combined HIV prevention; c) construction of the educational booklet; d) carrying out an evaluation of the content, semantics and appearance of the booklet with expert judges; e) carrying out the evaluation of content, semantics and appearance with the study participants. Data collection took place from September to October 2023, with five elderly black women from the Terreiro de Culto Afro-Brasileiro Ilê Axé Oxum Ipondá. The individual semi-structured interview technique was used with a semi-structured script, using a recorder; then, we proceeded with the analysis of the transcribed interviews, using the Content Analysis Technique in the Categorical Thematic Analysis modality, through the operationalization of the following steps: 1) Pre-analysis; 2) Exploration of the material and, 3) Treatment of results, inference and interpretation, which encouraged the definition of four thematic categories: Category 1 - Understanding the importance of and adherence to penile and vaginal condoms and lubricating gel; Category 2 - Access to information about safe sex; Category 3 - Barrier methods for STIs/HIV/AIDS; and Category 4 - Combined HIV Prevention. The research project was approved by the Human Research Ethics Committee under N. CAAE 70872723.2.0000.5208. Based on the results of the Integrative Literature Review, the analysis of the statements that emerged from the analytical categories of the qualitative study, the foundation of the National Policy for Comprehensive Health of the Black Population and the National Policy for the Elderly, the educational booklet was constructed by sequencing the process of evaluation by the judges that showed the final calculation of the CVI had a high level of agreement (0.96), as well as by the study participants, (1.0), with maximum scores in all items evaluated. Thus, the booklet was considered a tool validated by the judges and the elderly black women in terms of content, semantics and appearance, endorsing its use for educational purposes regarding the use of condoms and lubricating gel as one of the combined HIV prevention strategies. Due to its language characteristics, easy to read, in PDF format, available online, it requires few resources for its use, which suggests its dissemination for use by health professionals not only from the Brazilian Unified Health System, but also worldwide, where the official language is Portuguese. Its use associated with other assistance measures may contribute to the experience of safe sex practices among elderly people, especially black elderly women.pt_BR
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