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Título : Letramento estatístico e educação escolar quilombola : uma pesquisa protagonizada por meninas quilombolas.
Autor : TEIXEIRA, Maria Joseane Santos
Palabras clave : Educação; Quilombolas; Letramento
Fecha de publicación : 2-may-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : TEIXEIRA, Maria Joseane Santos. Letramento estatístico e educação escolar quilombola: uma pesquisaprotagonizada por meninas quilombolas. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Esta tese aborda questões de pesquisa estatística relacionadas à Educação Escolar Quilombola (EEQ), a qual visa a atender às especificidades étnico-culturais das diferentes comunidades em convergência com os princípios éticos, estéticos e políticos da educação nacional. Enquanto estudo crítico embasado no Modelo de Letramento Estatístico (LE) de Iddo Gal e na Matemática para Justiça Social de Gutstein, lança as seguintes indagações: quais reflexões, na perspectiva do Letramento Estatístico, podem emergir da leitura e da produção de dados realizadas por meninas quilombolas, durante o ciclo investigativo, a partir dos temas designados pelas mulheres de sua comunidade? O que essas reflexões podem evidenciar do ponto de vista crítico? Nesse sentido, a pesquisa objetivou analisar reflexões críticas de meninas quilombolas sobre sua comunidade e a realidade das mulheres, a partir das informações estatísticas produzidas por elas na vivência do ciclo investigativo. A pesquisa envolveu análise de documentos oficiais, efetivação de um questionário com professores, uma Revisão Sistemática da Literatura na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes e encontros para rodas de conversa com um grupo de estudantes do quinto ano da Comunidade Quilombola Onze Negras, do município do Cabo de Santo Agostinho. A análise dos dispositivos oficiais do município revelou demandas relacionadas à implementação da modalidade EEQ não contempladas, como: diretrizes curriculares municipais e um referencial curricular específico para a EEQ, programas formativos específicos para professores da escola quilombola, núcleos específicos para acompanhamento dos estudantes em escolas fora do território e dos projetos políticos pedagógicos, assim como falta de infraestrutura na escola quilombola e de professores quilombolas. Na proposta curricular municipal, a EEQ e a Educação do Campo são mencionadas e os temas relacionados aos povos tradicionais aparecem dispersos entre os componentes curriculares. Em relação à Unidade Temática Estatística e Probabilidade do Componente Curricular de Matemática, identifica-se a proposição da pesquisa estatística voltada aos interesses dos/das estudantes e produção de informações para melhor compreensão da realidade. Em respostas ao questionário, os professores corroboraram a ausência de formação continuada específica e demonstraram pouco entendimento da produção de cultura no território e da questão étnico-racial quilombola. Quando se perguntou sobre o trabalho com pesquisa estatística no ensino de Matemática, eles alegaram outras prioridades. Os encontros com as meninas quilombolas resultaram em engajamento, protagonismo, trabalho em grupos e relação positiva com a pesquisa. Quanto ao Letramento Estatístico (LE), elas experimentaram a transnumeração com os dados coletados, refinados e aplicados em dispositivos estatísticos tabulares e gráficos. Por meio deles refletiram sobre as condições de vida das mulheres e as questões que impactam a identidade quilombola, mobilizando aspectos presentes em alguns elementos que compõem o LE. Desse modo, verificou- se investimento de esforços das meninas na assunção de ações críticas, em falas e posturas pertinentes, diante dos dados lidos e avaliados, legitimadas pelos próprios argumentos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57819
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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