Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57819

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de-
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Maria Joseane Santos-
dc.date.accessioned2024-09-19T15:31:30Z-
dc.date.available2024-09-19T15:31:30Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Maria Joseane Santos. Letramento estatístico e educação escolar quilombola: uma pesquisaprotagonizada por meninas quilombolas. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57819-
dc.description.abstractEsta tese aborda questões de pesquisa estatística relacionadas à Educação Escolar Quilombola (EEQ), a qual visa a atender às especificidades étnico-culturais das diferentes comunidades em convergência com os princípios éticos, estéticos e políticos da educação nacional. Enquanto estudo crítico embasado no Modelo de Letramento Estatístico (LE) de Iddo Gal e na Matemática para Justiça Social de Gutstein, lança as seguintes indagações: quais reflexões, na perspectiva do Letramento Estatístico, podem emergir da leitura e da produção de dados realizadas por meninas quilombolas, durante o ciclo investigativo, a partir dos temas designados pelas mulheres de sua comunidade? O que essas reflexões podem evidenciar do ponto de vista crítico? Nesse sentido, a pesquisa objetivou analisar reflexões críticas de meninas quilombolas sobre sua comunidade e a realidade das mulheres, a partir das informações estatísticas produzidas por elas na vivência do ciclo investigativo. A pesquisa envolveu análise de documentos oficiais, efetivação de um questionário com professores, uma Revisão Sistemática da Literatura na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes e encontros para rodas de conversa com um grupo de estudantes do quinto ano da Comunidade Quilombola Onze Negras, do município do Cabo de Santo Agostinho. A análise dos dispositivos oficiais do município revelou demandas relacionadas à implementação da modalidade EEQ não contempladas, como: diretrizes curriculares municipais e um referencial curricular específico para a EEQ, programas formativos específicos para professores da escola quilombola, núcleos específicos para acompanhamento dos estudantes em escolas fora do território e dos projetos políticos pedagógicos, assim como falta de infraestrutura na escola quilombola e de professores quilombolas. Na proposta curricular municipal, a EEQ e a Educação do Campo são mencionadas e os temas relacionados aos povos tradicionais aparecem dispersos entre os componentes curriculares. Em relação à Unidade Temática Estatística e Probabilidade do Componente Curricular de Matemática, identifica-se a proposição da pesquisa estatística voltada aos interesses dos/das estudantes e produção de informações para melhor compreensão da realidade. Em respostas ao questionário, os professores corroboraram a ausência de formação continuada específica e demonstraram pouco entendimento da produção de cultura no território e da questão étnico-racial quilombola. Quando se perguntou sobre o trabalho com pesquisa estatística no ensino de Matemática, eles alegaram outras prioridades. Os encontros com as meninas quilombolas resultaram em engajamento, protagonismo, trabalho em grupos e relação positiva com a pesquisa. Quanto ao Letramento Estatístico (LE), elas experimentaram a transnumeração com os dados coletados, refinados e aplicados em dispositivos estatísticos tabulares e gráficos. Por meio deles refletiram sobre as condições de vida das mulheres e as questões que impactam a identidade quilombola, mobilizando aspectos presentes em alguns elementos que compõem o LE. Desse modo, verificou- se investimento de esforços das meninas na assunção de ações críticas, em falas e posturas pertinentes, diante dos dados lidos e avaliados, legitimadas pelos próprios argumentos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleLetramento estatístico e educação escolar quilombola : uma pesquisa protagonizada por meninas quilombolas.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0726416415052588pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4514107834669536pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis addresses statistical research issues related to Quilombola School Education (EEQ), which aims to meet the ethnic-cultural specificities of different communities in convergence with the ethical, aesthetic and political principles of national education. As a critical study based on Iddo Gal's Statistical Literacy Model (SL) and Gutstein's Mathematics for Social Justice, it raises the following questions: what reflections, from the perspective of Statistical Literacy, can emerge from the reading and production of data carried out by quilombola girls , during the investigative cycle, based on themes designated by women in their community? What can these reflections highlight from a critical point of view? In this sense, the research aimed to analyze critical reflections of quilombola girls about their community and the reality of women, based on the statistical information produced by them during the investigative cycle. The research involved analysis of official documents, carrying out a questionnaire with teachers, a Systematic Literature Review in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Capes Periodicals Portal and meetings for conversation circles with a group of fifth grade students. year of the Onze Negras Quilombola Community, in the municipality of Cabo de Santo Agostinho. The analysis of the municipality's official provisions revealed demands related to the implementation of the EEQ modality that were not covered, such as: municipal curricular guidelines and a specific curricular reference for the EEQ, specific training programs for quilombola school teachers, specific centers for monitoring students in schools outside of the territory and political pedagogical projects, as well as a lack of infrastructure in the quilombola school and quilombola teachers. In the municipal curriculum proposal, EEQ and Rural Education are mentioned and themes related to traditional people appear scattered among the curricular components. In relation to the Thematic Unit Statistics and Probability of the Mathematics Curricular Component, the proposition of statistical research aimed at the interests of students and the production of information for a better understanding of reality is identified. In responses to the questionnaire, teachers confirmed the lack of specific continuing education and demonstrated little understanding of the production of culture in the territory and the quilombola ethnic- racial issue. When asked about working with statistical research in Mathematics teaching, they claimed other priorities. The meetings with the quilombola girls resulted in engagement, protagonism, work in groups and a positive relationship with the research. As for Statistical Literacy (LE), they experimented with transnumeration with the data collected, refined and applied in tabular and graphical statistical devices. Through them, they reflected on the living conditions of women and the issues that impact the quilombola identity, mobilizing aspects present in some elements that make up the LE. In this way, there was an investment of efforts by the girls in taking critical actions, in relevant speeches and postures, in light of the data read and evaluated, legitimized by their own arguments.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8396243868031773pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Maria Joseane Santos Teixeira.pdf5,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons