Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57759

Compartilhe esta página

Título: Divulgação científica nas redes sociais : conhecimento científico em guerra, quem vence a batalha das narrativas?
Autor(es): MAGALHÃES, Sthenio José Ferraz
Palavras-chave: Narrativas digitais; Divulgação científica; Letramento científico; YouTube
Data do documento: 20-Dez-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MAGALHÃES, Sthenio José Ferraz, Divulgação científica nas redes sociais: conhecimento científico em guerra, quem vence a batalha das narrativas?. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este estudo buscou tratar da divulgação científica na internet por meio da produção de vídeos, aqui entendidos como conteúdo audiovisual didático que ultrapassa os limites dos muros da escola enquanto espaço privilegiado de compartilhamento de conhecimento. Nesse sentido, buscou-se de maneira geral analisar narrativas digitais presentes em canais de divulgação científica no YouTube como processo formativo. De modo mais específico pretendeu-se (i) mapear os elementos das narrativas digitais presentes em canais de divulgação científica no YouTube; (ii) analisar as estratégias didáticas utilizadas em narrativas digitais que objetivam a divulgação científica; (iii) identificar a organização das narrativas com foco na divulgação científica no contexto digital; e (iv) analisar elementos de divulgação científica na perspectiva do desenvolvimento de processos formativos no YouTube. Os capítulos teóricos exploraram a relação entre narrativas, gêneros e formatos tomando como base no YouTube, aprofundando as discussões sobre narrativas; sobre o YouTube enquanto lugar de construção de conhecimento e suas relações com o campo da educação; e sobre as definições e características dos letramentos científicos e digitais e as possibilidades de conexão entre os critérios e competências para educação científica no contexto digital. O percurso metodológico incluiu um mapeamento sistemático e a análise e discussão dos dados relacionados a cinco canais de vídeo. A análise dos dados se desdobrou nas seguintes categorias: Elementos das Narrativas Digitais, Estratégias Didáticas, Organização das Narrativas e Elementos de Divulgação Científica. Concluiu-se que a conjunção entre os elementos das narrativas digitais e as estratégias didáticas colaboram para a produção de conhecimento por meio das linguagens do entretenimento. A partir dos pressupostos teóricos e análise dos dados, percebeu-se que os canais de vídeo na internet se tornam importantes meios de construção de letramento científico e digital.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57759
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Sthenio José Ferraz Magalhães.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons