Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57759

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de-
dc.contributor.authorMAGALHÃES, Sthenio José Ferraz-
dc.date.accessioned2024-09-16T12:39:11Z-
dc.date.available2024-09-16T12:39:11Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Sthenio José Ferraz, Divulgação científica nas redes sociais: conhecimento científico em guerra, quem vence a batalha das narrativas?. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57759-
dc.description.abstractEste estudo buscou tratar da divulgação científica na internet por meio da produção de vídeos, aqui entendidos como conteúdo audiovisual didático que ultrapassa os limites dos muros da escola enquanto espaço privilegiado de compartilhamento de conhecimento. Nesse sentido, buscou-se de maneira geral analisar narrativas digitais presentes em canais de divulgação científica no YouTube como processo formativo. De modo mais específico pretendeu-se (i) mapear os elementos das narrativas digitais presentes em canais de divulgação científica no YouTube; (ii) analisar as estratégias didáticas utilizadas em narrativas digitais que objetivam a divulgação científica; (iii) identificar a organização das narrativas com foco na divulgação científica no contexto digital; e (iv) analisar elementos de divulgação científica na perspectiva do desenvolvimento de processos formativos no YouTube. Os capítulos teóricos exploraram a relação entre narrativas, gêneros e formatos tomando como base no YouTube, aprofundando as discussões sobre narrativas; sobre o YouTube enquanto lugar de construção de conhecimento e suas relações com o campo da educação; e sobre as definições e características dos letramentos científicos e digitais e as possibilidades de conexão entre os critérios e competências para educação científica no contexto digital. O percurso metodológico incluiu um mapeamento sistemático e a análise e discussão dos dados relacionados a cinco canais de vídeo. A análise dos dados se desdobrou nas seguintes categorias: Elementos das Narrativas Digitais, Estratégias Didáticas, Organização das Narrativas e Elementos de Divulgação Científica. Concluiu-se que a conjunção entre os elementos das narrativas digitais e as estratégias didáticas colaboram para a produção de conhecimento por meio das linguagens do entretenimento. A partir dos pressupostos teóricos e análise dos dados, percebeu-se que os canais de vídeo na internet se tornam importantes meios de construção de letramento científico e digital.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNarrativas digitaispt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectLetramento científicopt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.titleDivulgação científica nas redes sociais : conhecimento científico em guerra, quem vence a batalha das narrativas?pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1146370703563767pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155629480601286pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis study sought to address scientific dissemination on the internet through the production of videos, here understood as didactic audiovisual content that goes beyond the limits of the school walls as a privileged space for sharing knowledge. In this sense, we sought to generally analyze digital narratives present in scientific dissemination channels on YouTube as a training process. More specifically, it was intended to (i) map the elements of digital narratives present in scientific dissemination channels on YouTube; (ii) analyze the didactic strategies used in digital narratives that aim at scientific dissemination; (iii) identify the organization of narratives with a focus on scientific dissemination in the digital context; and (iv) analyze elements of scientific dissemination from the perspective of the development of training processes on YouTube. The theoretical chapters explored the relationship between narratives, genres and formats based on YouTube, deepening the discussions about narratives; about YouTube as a place of knowledge construction and its relations with the field of education; and on the definitions and characteristics of scientific and digital literacies and the possibilities of connection between the criteria and competences for scientific education in the digital context. The methodological approach included a systematic mapping and analysis and discussion of data related to five video channels. Data analysis was divided into the following categories: Elements of Digital Narratives, Didactic Strategies, Organization of Narratives and Elements of Scientific Dissemination. It was concluded that the conjunction between the elements of digital narratives and didactic strategies collaborate for the production of knowledge through the languages of entertainment. From the theoretical assumptions and data analysis, it was noticed that video channels on the internet become important means of building scientific and digital literacy.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Sthenio José Ferraz Magalhães.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons