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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57758
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Título : | Gêneros e sexualidades em uma escola confessional : a construção das diferenças na educação católica |
Autor : | MATTOS JÚNIOR, Luiz dos Santos |
Palabras clave : | Pós - Estruturalismo; Gêneros; Sexualidades; Escola Confessional; Análise do Discurso |
Fecha de publicación : | 26-feb-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | MATTOS JÚNIOR, Luiz dos Santos, Gêneros e sexualidades em uma escola confessional: a construção das diferenças na educação católica. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | A pesquisa intitulada “Gêneros e Sexualidades em uma Escola Confessional: A Construção das Diferenças na Educação Católica”, vincula-se à linha Educação e Diversidade do Programa do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Essa pesquisa fez um caminho no terreno educacional confessional católico situando as discussões sobre os gêneros e as sexualidades, com o objetivo geral de compreender as formações discursivas materializadas nos enunciados dos discursos sobre avanços, recuos e vivências educacionais da Escola Confessional Católica (ECC), acerca das temáticas de Gêneros e Sexualidades na Educação Cristã. Para tanto, como objetivos específicos, propomo-nos: a) Identificar as principais formações discursivas na escola católica sobre gênero e sexualidade; b) Elencar os silêncios no cotidiano da escola católica para negligenciar e ou ocultar o gênero e a diversidade sexual em seus espaços educacionais; c) Analisar os discursos e suas formações presentes nas falas dos professores/as homossexuais e bissexual referente às questões de diversidade sexual e LGBTfobia em sua atuação profissional e d) Mapear os sentidos que estão presentes no enfrentamento à LGBTfobia com professores/as a partir da perspectiva da análise do discurso foucaultiana. Para alcançar os objetivos, em nossa abordagem teórica-metodológica, ancoramo- nos no Paradigma Pós-estruturalista, que nos inscreve no jogo de disputas por significação tomando as discussões em torno dos gêneros e das sexualidades na Escola Confessional Católica como formação discursiva, em uma perspectiva vinculada à análise do Discurso foucaultiana e da perspectiva de corpo, gênero e sexualidade como não essencialista nem ontológica. Ressaltamos que utilizados a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dado. Entendemos nossa pesquisa se justifica e vem agregar tanto à comunidade acadêmica, visto que, no espaço acadêmico são articulados diferentes caminhos para a pesquisa em educação; como também na defesa de um cotidiano educacional mais plural e democrático atendendo a todos os grupos que compõem a sociedade brasileira, principalmente os grupos subalternizados como os heterodissidentes. Nas falas dos/as entrevistados/as ficaram evidentes como os enunciados se materializam nas vidas das pessoas que fazem a Escola Confessional Católica, e como essa escola, enquanto formação discursiva religiosa controla e regulamenta a produção dos discursos dentro e fora da Instituição. Assim, seguindo a lógica foucaultiana e de muitos outros pensadores, a escola ainda hoje se mantém como uma instituição reguladora dos discursos, para a manutenção da ordem cis-heterossexual estabelecida. Na Escola Confessional Católica, esse discurso assume dimensões maiores de verdade, visto que os discursos proferidos hegemonicamente nessa instituição estão vinculados a uma formação discursiva religiosa que produz enunciados que, por sua vez, materializam uma inteligibilidade estrutural, entre ditos e não ditos, de uma cis-heterossexualidade ontológica. Assim, contribuir para o campo de produção do conhecimento da educação, escola confessional, gênero e sexualidade sob a perspectiva pós-estruturalista via análise do discurso e teoria de gênero e sexualidade é uma possibilidade de avançar nos estudos sobre a temática, assumindo que a realidade é sempre já discursiva, assim, não há nada na experiência humana que escape ou que não seja constituída e atravessada pelos processos discursivos que produzem, sedimentam e/ou deslocam a realidade. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57758 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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