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Título : ELABORAÇÃO DE CARTILHA DIDÁTICA AUXILIAR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor : SANTOS, Marina Jales dos
Palabras clave : Educação Física Escolar; Ensino Fundamental I; Educação inclusiva; Psicomotricidade; Transtorno do Espectro Autista.
Fecha de publicación : 20-mar-2024
Citación : SANTOS, Marina Jales dos. ELABORAÇÃO DE CARTILHA DIDÁTICA AUXILIAR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2024. TCC (Educação Física Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como autismo, é o resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e do comportamento. Essas alterações são uma grande problemática enfrentada, pois interferem diretamente no desenvolvimento, na aprendizagem e principalmente na inserção em ambientes escolares de crianças que estão dentro do transtorno. O transtorno se divide em três níveis de acordo com a necessidade e apoio substancial. Uma interessante ciência a ser utilizada como estratégia de inclusão de autistas nas aulas de educação física, é a psicomotricidade, na qual traz diversos benefícios aos alunos. Além de não exigir muitos materiais - constante problemática enfrentada pelos professores, adaptam suas aulas devido a essa escassez. A relação entre educação física e o progresso em dimensões sociocognitivas da criança com autismo se consolida por intermédio de métodos que visam fomentar o crescimento social, emocional e corporal por meio de práticas motoras. A realização deste trabalho está baseada em aumentar o leque de informações, criatividade, como aparato de apoio e busca para profissionais da educação. O objetivo deste estudo é criar uma cartilha educacional com atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades psicomotoras que possam ajudar aos professores/profissionais a incluir alunos autistas nas aulas de educação física. O presente estudo trata-se de um estudo original de modalidade teórica e abordagem qualitativa realizado em duas etapas: Revisão da literatura e elaboração de uma cartilha educativa. A cartilha foi elaborada com base nas habilidades psicomotoras: esquema corporal, equilíbrio, lateralidade, motricidade fina, motricidade global, organização espaço-temporal e tônus muscular, contendo 14 atividades relacionadas a essas habilidades. No documento, é detalhado o passo a passo de cada atividade, os materiais necessários e a faixa etária recomendada para a realização de cada uma delas. A criação da cartilha contribuiu para a formação de saberes voltados para a atuação dos profissionais da educação, assim como para a conscientização da sociedade que compartilha dos mesmos ideais de inclusão.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57733
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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