Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57727
Comparte esta pagina
Título : | Efeito de atividade terapêutica remota em grupo de convivência sobre a linguagem e comunicação de afásicos : relato de casos |
Autor : | FERNANDES, Fabíolly Silva Fernandes |
Palabras clave : | Afasia; Terapia da Linguagem; Grupo de Convivência; Linguagem |
Fecha de publicación : | 7-mar-2024 |
Citación : | FERNANDES, Sandna Fabíolly Silva. Efeito de atividade terapêutica remota em grupo de convivência sobre a linguagem e comunicação de afásicos: relato de casos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Descrever os efeitos sobre a funcionalidade da comunicação e linguagem de um programa padronizado de terapias para adultos com afasia. O estudo envolveu três participantes com afasia de expressão, recrutados em uma clínica de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Foram aplicados nos momentos pré e pós-intervenção a bateria de testes Montreal Toulouse para avaliação da linguagem e o instrumento ASHA FACS para avaliar a funcionalidade da comunicação. Além disso, realizou-se a avaliação da fluência verbal através da evocação de palavras pelos participantes. As sessões de intervenção foram conduzidas remotamente através da plataforma de videoconferência Google Meet. Os encontros ocorreram uma vez por semana, em grupo, com duração de 1 hora e foram guiados por duas fonoaudiólogas e graduandos de Fonoaudiologia. As atividades terapêuticas empregaram uma abordagem centrada na conversação em grupo, no lúdico e na arte, com tarefas voltadas para diferentes habilidades cognitivas e linguísticas. Observou-se melhores pontuações na bateria de testes Montreal Toulouse, no instrumento ASHA FACS e um melhor desempenho na tarefa de fluência verbal após a intervenção. Portanto, conclui-se que a implementação de atividades terapêuticas em grupo de maneira remota foi eficaz, resultando em avanços em diversas habilidades linguísticas e comunicativas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57727 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Fonoaudiologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_-_TCC.docx_SANDNA_ok (2).pdf | 219,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons