Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57727

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Maria Lúcia Gurgel da-
dc.contributor.authorFERNANDES, Fabíolly Silva Fernandes-
dc.date.accessioned2024-09-13T11:48:53Z-
dc.date.available2024-09-13T11:48:53Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.date.submitted2024-07-23-
dc.identifier.citationFERNANDES, Sandna Fabíolly Silva. Efeito de atividade terapêutica remota em grupo de convivência sobre a linguagem e comunicação de afásicos: relato de casos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57727-
dc.description.abstractDescrever os efeitos sobre a funcionalidade da comunicação e linguagem de um programa padronizado de terapias para adultos com afasia. O estudo envolveu três participantes com afasia de expressão, recrutados em uma clínica de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Foram aplicados nos momentos pré e pós-intervenção a bateria de testes Montreal Toulouse para avaliação da linguagem e o instrumento ASHA FACS para avaliar a funcionalidade da comunicação. Além disso, realizou-se a avaliação da fluência verbal através da evocação de palavras pelos participantes. As sessões de intervenção foram conduzidas remotamente através da plataforma de videoconferência Google Meet. Os encontros ocorreram uma vez por semana, em grupo, com duração de 1 hora e foram guiados por duas fonoaudiólogas e graduandos de Fonoaudiologia. As atividades terapêuticas empregaram uma abordagem centrada na conversação em grupo, no lúdico e na arte, com tarefas voltadas para diferentes habilidades cognitivas e linguísticas. Observou-se melhores pontuações na bateria de testes Montreal Toulouse, no instrumento ASHA FACS e um melhor desempenho na tarefa de fluência verbal após a intervenção. Portanto, conclui-se que a implementação de atividades terapêuticas em grupo de maneira remota foi eficaz, resultando em avanços em diversas habilidades linguísticas e comunicativas.pt_BR
dc.format.extent13p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAfasiapt_BR
dc.subjectTerapia da Linguagempt_BR
dc.subjectGrupo de Convivênciapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleEfeito de atividade terapêutica remota em grupo de convivência sobre a linguagem e comunicação de afásicos : relato de casospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVIEIRA, Ana Claudia de Carvalho-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9575840824015192pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6658237456457369pt_BR
dc.description.abstractxTo describe the effects on communication and language functionality of a standardized therapy program for adults with aphasia. The study involved three participants with expression aphasia, recruited from a Speech Therapy clinic at a public university. The Montreal Toulouse test battery was applied pre- and post-intervention to assess language and the ASHA FACS instrument to assess communication functionality. In addition, verbal fluency was assessed through the recall of words by the participants. The intervention sessions were conducted remotely via the Google Meet video conferencing platform. The meetings took place once a week, in a group, lasting 1 hour and were guided by two speech therapists and speech therapy students. Therapeutic activities employed an approach centered on group conversation, play and art, with tasks aimed at different cognitive and linguistic skills. There were better scores on the Montreal Toulouse test battery, on the ASHA FACS instrument and better performance on the verbal fluency task after the intervention. Therefore, it is concluded that the implementation of group therapeutic activities remotely was effective, resulting in advances in several linguistic and communicative skills.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFN) - Departamento de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5008920822638106pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7339-4539pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_-_TCC.docx_SANDNA_ok (2).pdf219,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons