Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57686

Share on

Title: MANUAL DE COMO CONSTRUIR MODELO DIDÁTICO COM MASSINHA DE MODELAR: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA PARA O ENSINO DOS TIPOS DE CROMOSSOMOS
Other Titles: MANUAL ON HOW TO BUILD DIDACTIC MODELS WITH PLAYSTEMS: AN INCLUSIVE APPROACH TO TEACHING THE TYPES OF CHROMOSOMES
Authors: SILVA, Deyse Laís da
Keywords: Inclusão no ensino; Material didático acessível; Genética.
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ALVES, M. M.; RIBEIRO, J. Universal Design for Learning (UDL): contributos para uma escola de todos. Indagatio Didactica, 2013. ALMEIDA, M. C. De; CARIJÓ, F. H.; KASTRUP, V. Por uma estética tátil: sobre a adaptação de obras de artes plásticas para deficientes visuais. Fractal: Revista de Psicologia, 2010.
Abstract: O mundo vive um momento em que não se pode mais fechar os olhos para uma educação deficiente, sem recursos suficientes para proporcionar um aprendizado eficaz e inclusivo. Diante disso, a criação de um material didático acessível, desenvolvido para facilitar o aprendizado dos diferentes tipos de cromossomos, surge como uma alternativa viável. Utilizando massinha de modelar, o recurso oferece uma abordagem prática e tátil, que pode ser utilizada tanto por estudantes em geral quanto por aqueles com deficiência visual. O objetivo é promover a inclusão no ensino de biologia, oferecendo uma ferramenta simples e de baixo custo, capaz de auxiliar na compreensão dos conceitos através da manipulação de modelos tridimensionais. A proposta busca contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas, garantindo acessibilidade e eficiência no ensino de conteúdos genéticos, como por exemplo, os tipos de cromossomos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57686
Appears in Collections:REA - Manual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
modelo didáico pronto - tipos de cromossomos8,11 MBUnknownView/Open
modelo didático pronto - tipos de cromossomos5,6 MBUnknownView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons