Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57686
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Deyse Laís da | - |
dc.contributor.other | OLIVEIRA, Maria Clara Pereira de | - |
dc.contributor.other | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.other | RAMOS, Neferson Barbosa da Silva | - |
dc.coverage.spatial | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T15:28:57Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T15:28:57Z | - |
dc.date.created | 2020-08-25 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, M. M.; RIBEIRO, J. Universal Design for Learning (UDL): contributos para uma escola de todos. Indagatio Didactica, 2013. ALMEIDA, M. C. De; CARIJÓ, F. H.; KASTRUP, V. Por uma estética tátil: sobre a adaptação de obras de artes plásticas para deficientes visuais. Fractal: Revista de Psicologia, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57686 | - |
dc.description.abstract | O mundo vive um momento em que não se pode mais fechar os olhos para uma educação deficiente, sem recursos suficientes para proporcionar um aprendizado eficaz e inclusivo. Diante disso, a criação de um material didático acessível, desenvolvido para facilitar o aprendizado dos diferentes tipos de cromossomos, surge como uma alternativa viável. Utilizando massinha de modelar, o recurso oferece uma abordagem prática e tátil, que pode ser utilizada tanto por estudantes em geral quanto por aqueles com deficiência visual. O objetivo é promover a inclusão no ensino de biologia, oferecendo uma ferramenta simples e de baixo custo, capaz de auxiliar na compreensão dos conceitos através da manipulação de modelos tridimensionais. A proposta busca contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas, garantindo acessibilidade e eficiência no ensino de conteúdos genéticos, como por exemplo, os tipos de cromossomos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão no ensino; Material didático acessível; Genética. | pt_BR |
dc.title | MANUAL DE COMO CONSTRUIR MODELO DIDÁTICO COM MASSINHA DE MODELAR: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA PARA O ENSINO DOS TIPOS DE CROMOSSOMOS | pt_BR |
dc.title.alternative | MANUAL ON HOW TO BUILD DIDACTIC MODELS WITH PLAYSTEMS: AN INCLUSIVE APPROACH TO TEACHING THE TYPES OF CHROMOSOMES | pt_BR |
dc.type | Manual | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.description.abstractx | The world is living at a time when we can no longer turn a blind eye to poor education, without sufficient resources to provide effective and inclusive learning. Given this, the creation of accessible teaching material, developed to facilitate learning about the different types of chromosomes, appears as a viable alternative. Using modeling clay, the resource offers a practical and tactile approach, which can be used by both students in general and those with visual impairments. The objective is to promote inclusion in biology teaching, offering a simple and low-cost tool, capable of helping to understand concepts through the manipulation of three-dimensional models. The proposal seeks to contribute to the improvement of pedagogical practices, ensuring accessibility and efficiency in teaching genetic content, such as chromosome types. | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.subjectx | Inclusion in teaching; Accessible teaching material; Genetics. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | REA - Manual |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
modelo didáico pronto - tipos de cromossomos | 8,11 MB | Unknown | Visualizar/Abrir | |
modelo didático pronto - tipos de cromossomos | 5,6 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons