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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57667
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Título: | Análise de eficiência do sistema de transporte público: estudo de caso de linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife |
Autor(es): | SILVA, Leonardo Henrique Ferreira da |
Palavras-chave: | Transporte público; Locomoção; Satisfação dos usuários; Melhorias; Indicadores de qualidade; Tempo de espera; Tempo em viagem |
Data do documento: | 19-Abr-2024 |
Citação: | SILVA, Leonardo Henrique Ferreira da. Análise de eficiência do sistema de transporte público: estudo de caso de linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife. 2024. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 |
Abstract: | O Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) tem como objetivo atender as necessidades de deslocamento da população. Um usuário que utiliza o transporte público tem uma necessidade de deslocamento para cumprir um objetivo específico, que é deslocar-se de uma origem para um destino, em um determinado horário, fazendo um determinado trajeto, sempre utilizando um meio de transporte que achar mais conveniente. Caso o usuário não possua veículo próprio, se faz necessária a utilização do transporte público, que viabiliza esse traslado de maneira mais rápida e eficiente. Estudar o processo de funcionamento do sistema, e consequentemente, avaliar a sua eficiência, se torna fundamental, possibilitando o acréscimo de melhorias no sistema. A partir disso, o estudo propõe uma avaliação simples da eficiência do STPP, realizado através de uma análise quantitativa e uma qualitativa, em que esta se refere à percepção da população, e aquela se trata de marcações precisas de horários para determinadas linhas de ônibus utilizadas diariamente para determinados trajetos. A partir das marcações de campo, pode-se calcular tempo de espera, tempo em viagem, velocidade média e quilometragem percorrida via transporte público e via automóvel, a fim de se obter esses resultados para todas as linhas, individualmente e de maneira global (funcionando como um sistema). A pesquisa de percepção coleta dos usuários o bairro de entrada no transporte público, tempo de espera, tempo em viagem e uma avaliação direta do sistema, com a justificativa do porquê da nota atribuída. Desse modo, foi possível verificar a eficiência das seis linhas utilizadas nesse estudo, de maneira simplificada, a partir dos parâmetros de tempo de espera e tempo em viagem, confrontando os resultados obtidos com os indicadores de qualidade segundo o estudo feito por Ferraz e Torres (2004). As análises destacaram que, para o tempo de espera, o sistema possui uma boa eficiência para seis das dez situações apresentadas, já para o tempo de viagem, o teste de eficiência resultou em uma situação regular para seis das oito situações. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57667 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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