Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57667

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Leonardo Herszon-
dc.contributor.authorSILVA, Leonardo Henrique Ferreira da-
dc.date.accessioned2024-09-09T15:24:08Z-
dc.date.available2024-09-09T15:24:08Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.date.submitted2024-07-11-
dc.identifier.citationSILVA, Leonardo Henrique Ferreira da. Análise de eficiência do sistema de transporte público: estudo de caso de linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife. 2024. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57667-
dc.description.abstractO Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) tem como objetivo atender as necessidades de deslocamento da população. Um usuário que utiliza o transporte público tem uma necessidade de deslocamento para cumprir um objetivo específico, que é deslocar-se de uma origem para um destino, em um determinado horário, fazendo um determinado trajeto, sempre utilizando um meio de transporte que achar mais conveniente. Caso o usuário não possua veículo próprio, se faz necessária a utilização do transporte público, que viabiliza esse traslado de maneira mais rápida e eficiente. Estudar o processo de funcionamento do sistema, e consequentemente, avaliar a sua eficiência, se torna fundamental, possibilitando o acréscimo de melhorias no sistema. A partir disso, o estudo propõe uma avaliação simples da eficiência do STPP, realizado através de uma análise quantitativa e uma qualitativa, em que esta se refere à percepção da população, e aquela se trata de marcações precisas de horários para determinadas linhas de ônibus utilizadas diariamente para determinados trajetos. A partir das marcações de campo, pode-se calcular tempo de espera, tempo em viagem, velocidade média e quilometragem percorrida via transporte público e via automóvel, a fim de se obter esses resultados para todas as linhas, individualmente e de maneira global (funcionando como um sistema). A pesquisa de percepção coleta dos usuários o bairro de entrada no transporte público, tempo de espera, tempo em viagem e uma avaliação direta do sistema, com a justificativa do porquê da nota atribuída. Desse modo, foi possível verificar a eficiência das seis linhas utilizadas nesse estudo, de maneira simplificada, a partir dos parâmetros de tempo de espera e tempo em viagem, confrontando os resultados obtidos com os indicadores de qualidade segundo o estudo feito por Ferraz e Torres (2004). As análises destacaram que, para o tempo de espera, o sistema possui uma boa eficiência para seis das dez situações apresentadas, já para o tempo de viagem, o teste de eficiência resultou em uma situação regular para seis das oito situações.pt_BR
dc.format.extent89p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectLocomoçãopt_BR
dc.subjectSatisfação dos usuáriospt_BR
dc.subjectMelhoriaspt_BR
dc.subjectIndicadores de qualidadept_BR
dc.subjectTempo de esperapt_BR
dc.subjectTempo em viagempt_BR
dc.titleAnálise de eficiência do sistema de transporte público: estudo de caso de linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROLIM, Fernando Antonio Oliveira-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9191737269930161pt_BR
dc.description.abstractxThe Public Transport System aims to satisfy the population's displacement needs. A user who uses public transport needs to travel to fulfill a specific objective, which is to get from an origin to a destination, at a certain time, taking a certain route, always using a means of transport that is most convenient for them. If the user does not have their own vehicle, it is necessary to use public transport, which makes this journey possible faster and more efficiently. Studying the system's operating process, and consequently evaluating its effectiveness, is essential, making it possible to add improvements to the system. From this, the study proposes a simple evaluation of the efficiency of the public transport system, done through a quantitative and a qualitative analysis, where the first refers to precise schedules for certain bus lines utilized everyday for certain routes, and the second refers to the perception of the population. From the daily appointments, it is possible to calculate waiting time, travel time, average speed and miles traveled by public transport and by car, in a way that results can be obtained for all the bus lines, individually and globally (working as a system). The perception questionnaire collects from the users the district where they board on public transport, waiting time, travel time and an analysis of the system, with a justification for the rating given. In this way, it was possible to verify the efficiency of the six bus lines used in this study, in a simplified way, based on the parameters of waiting time and travel time, comparing the results obtained with the performance indicators according to the study done by Ferraz and Torres (2004). The analysis revealed that, for waiting time, the system has good efficiency for six of the ten situations described, while for travel time, the efficiency test resulted in a regular situation for six of the eight situations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2216452828222936pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leonardo Henrique Ferreira da Silva.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons