Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57667
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEIRA, Leonardo Herszon | - |
dc.contributor.author | SILVA, Leonardo Henrique Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T15:24:08Z | - |
dc.date.available | 2024-09-09T15:24:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Leonardo Henrique Ferreira da. Análise de eficiência do sistema de transporte público: estudo de caso de linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife. 2024. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57667 | - |
dc.description.abstract | O Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) tem como objetivo atender as necessidades de deslocamento da população. Um usuário que utiliza o transporte público tem uma necessidade de deslocamento para cumprir um objetivo específico, que é deslocar-se de uma origem para um destino, em um determinado horário, fazendo um determinado trajeto, sempre utilizando um meio de transporte que achar mais conveniente. Caso o usuário não possua veículo próprio, se faz necessária a utilização do transporte público, que viabiliza esse traslado de maneira mais rápida e eficiente. Estudar o processo de funcionamento do sistema, e consequentemente, avaliar a sua eficiência, se torna fundamental, possibilitando o acréscimo de melhorias no sistema. A partir disso, o estudo propõe uma avaliação simples da eficiência do STPP, realizado através de uma análise quantitativa e uma qualitativa, em que esta se refere à percepção da população, e aquela se trata de marcações precisas de horários para determinadas linhas de ônibus utilizadas diariamente para determinados trajetos. A partir das marcações de campo, pode-se calcular tempo de espera, tempo em viagem, velocidade média e quilometragem percorrida via transporte público e via automóvel, a fim de se obter esses resultados para todas as linhas, individualmente e de maneira global (funcionando como um sistema). A pesquisa de percepção coleta dos usuários o bairro de entrada no transporte público, tempo de espera, tempo em viagem e uma avaliação direta do sistema, com a justificativa do porquê da nota atribuída. Desse modo, foi possível verificar a eficiência das seis linhas utilizadas nesse estudo, de maneira simplificada, a partir dos parâmetros de tempo de espera e tempo em viagem, confrontando os resultados obtidos com os indicadores de qualidade segundo o estudo feito por Ferraz e Torres (2004). As análises destacaram que, para o tempo de espera, o sistema possui uma boa eficiência para seis das dez situações apresentadas, já para o tempo de viagem, o teste de eficiência resultou em uma situação regular para seis das oito situações. | pt_BR |
dc.format.extent | 89p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Locomoção | pt_BR |
dc.subject | Satisfação dos usuários | pt_BR |
dc.subject | Melhorias | pt_BR |
dc.subject | Indicadores de qualidade | pt_BR |
dc.subject | Tempo de espera | pt_BR |
dc.subject | Tempo em viagem | pt_BR |
dc.title | Análise de eficiência do sistema de transporte público: estudo de caso de linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ROLIM, Fernando Antonio Oliveira | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9191737269930161 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Public Transport System aims to satisfy the population's displacement needs. A user who uses public transport needs to travel to fulfill a specific objective, which is to get from an origin to a destination, at a certain time, taking a certain route, always using a means of transport that is most convenient for them. If the user does not have their own vehicle, it is necessary to use public transport, which makes this journey possible faster and more efficiently. Studying the system's operating process, and consequently evaluating its effectiveness, is essential, making it possible to add improvements to the system. From this, the study proposes a simple evaluation of the efficiency of the public transport system, done through a quantitative and a qualitative analysis, where the first refers to precise schedules for certain bus lines utilized everyday for certain routes, and the second refers to the perception of the population. From the daily appointments, it is possible to calculate waiting time, travel time, average speed and miles traveled by public transport and by car, in a way that results can be obtained for all the bus lines, individually and globally (working as a system). The perception questionnaire collects from the users the district where they board on public transport, waiting time, travel time and an analysis of the system, with a justification for the rating given. In this way, it was possible to verify the efficiency of the six bus lines used in this study, in a simplified way, based on the parameters of waiting time and travel time, comparing the results obtained with the performance indicators according to the study done by Ferraz and Torres (2004). The analysis revealed that, for waiting time, the system has good efficiency for six of the ten situations described, while for travel time, the efficiency test resulted in a regular situation for six of the eight situations. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2216452828222936 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Leonardo Henrique Ferreira da Silva.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons