Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57653

Compartilhe esta página

Título: Relevância dos jogos eletrônicos no desenvolvimento cognitivo na infância : uma análise crítica
Autor(es): SILVA, Rebeca Oliveira
Palavras-chave: Jogos eletrônicos; Desenvolvimento cognitivo; Infância; Tecnologia; Educação
Data do documento: 19-Mar-2024
Citação: SILVA, Rebeca Oliveira. Relevância dos jogos eletrônicos no desenvolvimento cognitivo na infância: uma análise crítica. Artigo. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo deste artigo consistiu em compreender os processos de desenvolvimento cognitivo na infância através do uso de jogos eletrônicos, no contexto dos efeitos em diferentes aspectos cognitivos como memória e raciocínio. A relevância desse estudo baseou-se no interesse em compreender o potencial formativo e os benefícios que os jogos eletrônicos podem trazer para elevar a cognição de crianças, inclusive para aquelas em condições especiais de acessibilidade ou desenvolvimento. A estrutura de desenvolvimento deste trabalho contou com uma seção dedicada à base teórica, através de um diálogo construído a partir do processo de inferência com os autores estudados, destacando-se a articulação em distintos contextos, como: Cibercultura, Tecnologia e Sociedade, Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo com jogos eletrônicos, entre outros. Ao final desta pesquisa, concluiu-se que os jogos eletrônicos, sejam eles rotulados como educacionais ou não, podem prover efeitos positivos no desenvolvimento cognitivo das crianças, se acompanhado da orientação apropriada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57653
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rebeca Oliveira Silva.pdf809,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons