Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57653

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEDESCO, Patricia Cabral de Azevedo Restelli-
dc.contributor.authorSILVA, Rebeca Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-06T14:33:06Z-
dc.date.available2024-09-06T14:33:06Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-04-03-
dc.identifier.citationSILVA, Rebeca Oliveira. Relevância dos jogos eletrônicos no desenvolvimento cognitivo na infância: uma análise crítica. Artigo. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57653-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo consistiu em compreender os processos de desenvolvimento cognitivo na infância através do uso de jogos eletrônicos, no contexto dos efeitos em diferentes aspectos cognitivos como memória e raciocínio. A relevância desse estudo baseou-se no interesse em compreender o potencial formativo e os benefícios que os jogos eletrônicos podem trazer para elevar a cognição de crianças, inclusive para aquelas em condições especiais de acessibilidade ou desenvolvimento. A estrutura de desenvolvimento deste trabalho contou com uma seção dedicada à base teórica, através de um diálogo construído a partir do processo de inferência com os autores estudados, destacando-se a articulação em distintos contextos, como: Cibercultura, Tecnologia e Sociedade, Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo com jogos eletrônicos, entre outros. Ao final desta pesquisa, concluiu-se que os jogos eletrônicos, sejam eles rotulados como educacionais ou não, podem prover efeitos positivos no desenvolvimento cognitivo das crianças, se acompanhado da orientação apropriada.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRelevância dos jogos eletrônicos no desenvolvimento cognitivo na infância : uma análise críticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8070688322296001pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7465148175791735pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this article was to understand the processes of cognitive development in childhood through the use of electronic games, in the context of the effects on different cognitive aspects such as memory and reasoning. The relevance of this study was based on the interest in understanding the training potential and benefits that electronic games can bring to increase the cognition of children, including those with special accessibility or development conditions. The development structure of this work included a section dedicated to the theoretical basis, through a dialogue built from the inference process with the authors studied, highlighting the articulation in different contexts, such as: Cyberculture, Technology and Society, Learning and cognitive development with electronic games, among others. At the end of this research, it was concluded that electronic games, whether labeled as educational or not, can provide positive effects on children's cognitive development, if accompanied by appropriate guidance.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rebeca Oliveira Silva.pdf809,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons