Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57619

Comparte esta pagina

Título : Gestão escolar e docência: um estudo sobre essa relação entre dirigentes de escolas municipais
Autor : NASCIMENTO, Anastacia Thaís Marinho do
Palabras clave : gestor escolar; docência; ingresso na função
Fecha de publicación : 6-oct-2023
Citación : NASCIMENTO, Anastacia Thaís Marinho do. Gestão escolar e docência: um estudo sobre essa relação entre dirigentes de escolas municipais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo analisar os modos de ingresso na função de gestor escolar, as exigências para o exercício da função gestora e se a prática docente favorece a atuação do gestor escolar. A pesquisa tomou por base a legislação educacional sobre gestão democrática da escola pública e a literatura específica sobre as formas de ingresso na função gestora. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, mapeamos a legislação dos municípios de Recife-PE, Olinda-PE e Camaragibe-PE que normatiza o ingresso na função gestora. Na segunda etapa, realizamos um estudo de campo com seis gestores, sendo dois por cada município. O estudo dos documentos revelou que os municípios de Recife-PE e Olinda-PE combinam os critérios seleção, eleição, formação e experiência docente. Assim, eles contemplam as faces técnica, política e pedagógica da gestão escolar. O município de Camaragibe-PE diverge dos demais, pois mesmo que a legislação considere, preferencialmente, para exercer a função os que possuem formação e experiência docente, os gestores são indicados. O estudo de campo com os gestores escolares revelou que a prática docente contribui para sua atuação, pois permite a apropriação de saberes pedagógicos, políticos e democráticos que favorecem a mediação de diferentes ações no âmbito da escola. A pesquisa confirma a importância da prática dos professores para o exercício da gestão escolar, pois os diversificados saberes da docência subsidiam as práticas gestoras.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57619
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Anastacia Thaís Marinho do Nascimento.docx.pdf325,16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons