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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMACHADO, Laêda Bezerra-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Anastacia Thaís Marinho do-
dc.date.accessioned2024-09-02T19:20:00Z-
dc.date.available2024-09-02T19:20:00Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2024-08-27-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Anastacia Thaís Marinho do. Gestão escolar e docência: um estudo sobre essa relação entre dirigentes de escolas municipais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57619-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar os modos de ingresso na função de gestor escolar, as exigências para o exercício da função gestora e se a prática docente favorece a atuação do gestor escolar. A pesquisa tomou por base a legislação educacional sobre gestão democrática da escola pública e a literatura específica sobre as formas de ingresso na função gestora. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, mapeamos a legislação dos municípios de Recife-PE, Olinda-PE e Camaragibe-PE que normatiza o ingresso na função gestora. Na segunda etapa, realizamos um estudo de campo com seis gestores, sendo dois por cada município. O estudo dos documentos revelou que os municípios de Recife-PE e Olinda-PE combinam os critérios seleção, eleição, formação e experiência docente. Assim, eles contemplam as faces técnica, política e pedagógica da gestão escolar. O município de Camaragibe-PE diverge dos demais, pois mesmo que a legislação considere, preferencialmente, para exercer a função os que possuem formação e experiência docente, os gestores são indicados. O estudo de campo com os gestores escolares revelou que a prática docente contribui para sua atuação, pois permite a apropriação de saberes pedagógicos, políticos e democráticos que favorecem a mediação de diferentes ações no âmbito da escola. A pesquisa confirma a importância da prática dos professores para o exercício da gestão escolar, pois os diversificados saberes da docência subsidiam as práticas gestoras.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectgestor escolarpt_BR
dc.subjectdocênciapt_BR
dc.subjectingresso na funçãopt_BR
dc.titleGestão escolar e docência: um estudo sobre essa relação entre dirigentes de escolas municipaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6311786387582869pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

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